Internacional
Eclipse solar penumbral poderá ser visto hoje; saiba o horário e entenda o fenômeno
Evento poderá ser observado em grande parte das Américas e em alguns países do Leste Asiático
Nesta segunda-feira (25), um eclipse lunar penumbral será visível em grande parte dos hemisférios ocidental e oriental. Este fenômeno acontece quando a Lua passa pela sombra que a Terra faz quando fica no caminho do sol.
Eclipse: lunar, solar, total, parcial, anular, penumbral e híbrido; entenda a diferença
Trem na Lua: EUA investe em projeto futurista para instalação de ferrovia na próxima década; entenda
Durante um eclipse penumbral, o satélite atravessa a parte externa desta sombra, conhecida como penumbra. Assim, parece que a Lua está sendo escondida por algum outro astro, mas é apenas a sombra da Terra a deixando escura.
O evento pode ser observado em qualquer lugar do lado noturno da Terra, neste caso em grande parte das Américas e partes do Leste Asiático. Mas apenas observadores cuidadosos serão realmente capazes de ver o eclipse, porque a Lua não viaja através da parte mais escura da sombra da Terra, então o brilho lunar diminui apenas ligeiramente.
Pronta para ir à Lua: conheça a primeira mulher astronauta árabe formada pela Nasa
A visibilidade dependerá ainda das condições climáticas. O eclipse penumbral deve começar após o nascimento da Lua cheia, às 1h53, mas o melhor momento para assistir será às 4h12 (horário de Brasília). O evento termina pela manhã, por volta das 6h32.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2POLÍTICA
PT alagoano e o "batom na cueca": debate sobre Fundo Eleitoral ganha tom moral
-
3AMBIÇÃO POLÍTICA
O 'Imperador' e os Deputados: um elefante no Palácio de Cristais de Paulo Dantas
-
4ESCÂNDALO EM PALMEIRA
Prefeito-imperador manda fechar portões e trocar cadeados do Estádio Juca Sampaio para impedir acesso de presidente do CSE
-
5ELEIÇÕES NO CSE
Presidente do Conselho Deliberativo Onofre Raimundo declara voto a José Barbosa e revela o apoio do médico Pedro Paulo a atual diretoria