Internacional
Qual é o câncer de Kate Middleton? Família Real informa que não dará detalhes sobre doença
Palácio de Kensington informou que não falará sobre tratamento, estágio ou detalhes do quadro de saúde da princesa
O Palácio de Kensington informou que a família real britânica não divulgará detalhes sobre o câncer de Kate Middleton. Em pronunciamento em vídeo, a princesa anunciou nesta sexta-feira que enfrenta um tratamento contra a doença. Já a realeza, em comunicado à imprensa britânica, afirmou que não falará sobre o câncer e nem o estágio da doença.
'Levou tempo': Kate Middleton diz que teve dificuldade em explicar que está com câncer aos filhos
Casa Branca e primeiro-ministro britânico: autoridades desejam melhoras à Kate Middleton após anúncio de câncer
Detalhes sobre o tratamento e a doença da princesa não foram divulgados, mas o Palácio de Kensington disse estar confiante na recuperação total de Kate. Eles também pediram que não fossem feitas especulações sobre a natureza do câncer.
No anúncio, Kate disse estar nos “estágios iniciais” de quimioterapia preventiva, e garantiu estar “bem e cada dia mais forte”. O comunicado, divulgado pelo perfil oficial da realeza nas redes sociais, ocorreu no dia em que os três filhos da princesa encerraram suas atividades escolares. Na publicação, ela afirma que o diagnóstico foi “um grande choque” e que, em janeiro, quando realizou uma cirurgia no abdômen, ainda não sabia da existência da doença. Segundo o jornal Variety, o vídeo foi gravado nesta quarta-feira no Castelo de Windsor.
Kate Middleton revela que está com câncer
— Esperamos que entendam que, como família, precisamos de tempo, espaço e privacidade enquanto eu completo meu tratamento — disse a princesa. — Levou tempo para me recuperar de uma cirurgia abdominal importante. Levou tempo pare explicar tudo para George, Charlotte e Louis e para tranquilizá-los de que estou bem — acrescentou, afirmando que tem se concentrado em coisas que têm ajudado na recuperação, e que ter o príncipe William ao seu lado tem sido um conforto.
Rei Charles III também está em tratamento contra o câncer
O sogro de Kate, o rei Charles III, também está passando por um tratamento contra o câncer após ter sido diagnosticado no início do ano. Agora, o anúncio da princesa evidencia o momento de incertezas na família real, já que o monarca de 75 anos e sua nora, esposa de seu filho mais velho e herdeiro – e mãe do príncipe George, o segundo na linha de sucessão ao trono – enfrentam problemas de saúde graves.
— Neste momento, também estou pensando em todos aqueles cujas vidas foram afetadas pelo câncer. Para todos que enfrentam essa doença, seja qual for a forma, não percam a fé ou a esperança — comentou Kate antes de finalizar o comunicado.
De acordo com o Palácio de Buckingham, o rei Charles III disse estar “orgulhoso” da coragem da princesa. Um porta-voz do palácio afirmou que o monarca tem estado “em contato com sua amada nora ao longo destas últimas semanas”.
Autoridades repercutem o anúncio de Kate Middleton
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, desejou uma recuperação “completa e rápida” para Kate e disse estar “ansioso” para ver a princesa “de volta quando estiver pronta”. Ele disse, em nota, que “a Princesa de Gales tem o amor e o apoio de todo o país enquanto continua sua recuperação. Ela demonstrou uma enorme coragem com a sua declaração de hoje. Nas últimas semanas, foi submetida a um intenso escrutínio e foi tratada injustamente por certos setores da mídia em todo o mundo e nas redes sociais”.
Em comunicado, a Casa Branca também desejou à princesa uma recuperação total. “Todos nós acabamos de ouvir a terrível notícia. Nossos pensamentos estão com a duquesa de Cambridge e sua família”, anunciou Karine Jean-Pierre, secretária de imprensa da Casa Branca. Ela ressaltou a necessidade do “respeito à privacidade” de Kate e sua família neste momento.
Kate Middleton passou por cirurgia no abdômen
A princesa de Gales foi internada em janeiro para uma cirurgia abdominal planejada, de acordo com um comunicado oficial divulgado na época. A equipe médica sugeriu que ela provavelmente não voltaria às funções reais antes da Páscoa. Na ocasião, o comunicado do palácio reconheceu que a notícia despertaria o “interesse” do público, mas pediu respeito e privacidade e afirmou que forneceria apenas “informações novas e significativas” sobre o progresso médico de Kate.
Após 13 dias de tratamento e recuperação na clínica, ela recebeu alta. Foi informado, então, que estava progredindo bem, ainda que nenhum detalhe adicional sobre a condição da princesa tenha sido anunciado na época — algo que fez com que os rumores sobre seu real estado de saúde ganhassem espaço na mídia. Numa tentativa de acalmar os ânimos, o palácio publicou uma foto de Kate ao lado dos filhos no Dia das Mães britânico, em 10 de março. Pouco depois, no entanto, agências de fotografia afirmaram que a imagem havia sido manipulada.
Teorias sobre o sumiço de Kate Middleton
No dia seguinte, Kate emitiu um pedido de desculpas pelo ocorrido, admitindo que, “como muitos fotógrafos amadores”, ela também “ocasionalmente” realiza experimentos com edição de imagens. O comunicado, porém, não convenceu o público, e teorias sobre o paradeiro da princesa continuaram a se espalhar desde então.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2POLÍTICA
PT alagoano e o "batom na cueca": debate sobre Fundo Eleitoral ganha tom moral
-
3MAIS DE 3 MIL INSCRITOS
Secretária confirma que ninguém recebeu comprovante de inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida em Palmeira dos Índios
-
4AMBIÇÃO POLÍTICA
O 'Imperador' e os Deputados: um elefante no Palácio de Cristais de Paulo Dantas
-
5POLÍTICA
PT de Lula e PL de Bolsonaro se unem em acordo para Fundo Eleitoral de quase R$ 5 Bilhões