Política

Após 27 anos de PSDB, senador Izalci Lucas se filiará ao PL de Bolsonaro

Parlamentar é mais uma baixa entre tucanos, que tem se aproximado do bolsonarismo nos últimos anos

Agência O Globo - 21/03/2024
Após 27 anos de PSDB, senador Izalci Lucas se filiará ao PL de Bolsonaro
Após 27 anos de PSDB, senador Izalci Lucas se filiará ao PL de Bolsonaro - Foto: Reprodução / internet

O senador de Minas Gerais Izalci Lucas está de malas prontas do PSDB e irá se filiar ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima semana. A saída do parlamentar ocorre após 27 anos ligados à sigla tucana.

Com baixa de pelo menos 17 tucanos, PSDB vive onda de adesões ao bolsonarismo desde 2018

Rompido com os irmãos, Ciro Gomes alfineta Ivo e diz que 'fundou' Cid: 'Faca ainda atravessada'

— É com honra e gratidão que me junto ao grande líder Jair Bolsonaro e aos patriotas do PL para contribuir na defesa e propagação dos valores da família e da pátria — anunciou o senador.

Nos últimos meses, Izalci Lucas vinha flertando com o bolsonarismo. No final do mês passado, marcou presença na Avenida Paulista na manifestação do ex-presidente contra as investigações da Polícia Federal. À época, publicou uma série de registro nas redes sociais.

"O povo foi à rua pacificamente defender a liberdade e a democracia", escreveu na legenda de uma publicação em que posa ao lado do ex-mandatário.

O senador é o décimo oitavo tucano que, desde 2018, se aproximou do bolsonarismo. O primeiro foi um dos fundadores da sigla, Xico Graziano, ex-chefe de gabinete do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ex-secretário do Meio Ambiente do ex-governador de São Paulo José Serra. Ele pediu a desfiliação em 2018 para apoiar o então candidato à Presidência.

Quatro anos depois, um outro fundador deixou o PSDB após 35 anos. O ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio se desfiliou logo após as eleições ao Senado, na qual terminou em terceiro lugar.