Internacional
Macron publica fotos de treino de boxe e divide opiniões: recado a Putin, Rocky Balboa ou 'pobreza de comunicação política'?
Mídia francesa teve opiniões divididas sobre imagens do presidente; o líder russo, por sua vez, já foi fotografado vencendo oponentes no judô e até cavalgando sem camisa
O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou a atenção das redes sociais nesta quinta-feira após sua fotógrafa oficial, Soazig de la Moissonnière, compartilhar imagens que mostram o líder francês com os dentes cerrados e músculos evidentes enquanto treina boxe. Alguns usuários questionaram o momento em que as fotos foram divulgadas, já que Macron tem chamado a atenção da Europa para aumentar sua resposta contra a Rússia na guerra na Ucrânia.
Vídeo: Putin diz que intervenção ocidental na Ucrânia pode provocar um conflito nuclear e 'destruir a civilização'
Desconfiança: Entenda como míssil alemão Taurus, citado em áudio vazado pela Rússia, expõe divisões sobre Ucrânia
Enquanto algumas pessoas começaram a compará-lo a Rocky Balboa, outras disseram que as fotos mostravam Macron se preparando para enfrentar o presidente russo, Vladimir Putin. A revista Femme Actualle escreveu que as fotos mostravam “o marido de Brigitte Macron” com “um olhar determinado, como se quisesse enfrentar seu oponente”. Por outro lado, a deputada francesa Sandrine Rousseau comentou: “Que derrota para o progressismo, e que pobreza de comunicação política”.
No jornal francês Libération, o jornalista Jonathan Bouchet-Peterson disse que as fotos foram “uma escolha de comunicação bastante desanimadora”. Éric Anceau, professor de história da Universidade de Lorraine, escreveu no X que as fotos eram “parte da virilidade neopopulista de que certos líderes gostam hoje, começando pelo mestre do gênero (até agora): Vladimir Putin”, que já foi fotografado pescando, atirando, cavalgando sem camisa, jogando hóquei no gelo, vencendo seus oponentes no judô e passeando em tanques e submarinos.
Em entrevista à Paris Match no ano passado, a primeira-dama da França, Brigitte Macron, revelou que o presidente francês pratica boxe duas vezes por semana e já posou com as luvas do esporte para promover o exercício antes dos Jogos Olímpicos de Paris. As imagens, no entanto, foram publicadas semanas depois de Macron ter comentado que não era possível descartar o envio de tropas da Otan para lutar na Ucrânia, invadida pela Rússia há mais de dois anos.
Enquanto Putin frequentemente buscou projetar força física com imagens de suas lutas de judô, os eleitores franceses estavam mais acostumados a ver o ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy em sua bicicleta, ou o líder dos anos 1970, Valery Giscard d’Estaing, no campo de futebol. Com o boxe, Macron se voltou para um esporte “compatível com o exercício do poder do Estado”, segundo Philippe Moreau-Chevrolet, especialista em comunicação política.
— É um esporte violento, mas com regras, assim como a política. Como frequentemente acontece com Emmanuel Macron, também é uma imagem muito teatral de um herói superando o sofrimento — disse.
O atual presidente francês, porém, está longe de ser o primeiro líder ocidental a colocar as luvas. Em 2012, o atual primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi derrotado em uma luta beneficente — algo que pode ter contribuído para ele conquistar o atual cargo político. Na França, o ex-primeiro-ministro de Macron, Edouard Philippe, também é um lutador de boxe. Ele já chegou a dizer que o esporte o ensinou a “superar o medo que se pode sentir em situações assustadoras”. (Com AFP)
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2MAIS DE 3 MIL INSCRITOS
Secretária confirma que ninguém recebeu comprovante de inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida em Palmeira dos Índios
-
3AMBIÇÃO POLÍTICA
O 'Imperador' e os Deputados: um elefante no Palácio de Cristais de Paulo Dantas
-
4POLÍTICA
PT alagoano e o "batom na cueca": debate sobre Fundo Eleitoral ganha tom moral
-
5POLÍTICA
PT de Lula e PL de Bolsonaro se unem em acordo para Fundo Eleitoral de quase R$ 5 Bilhões