Geral

Jovem eleitor: mais de 150 estudantes indígenas participam de palestra

20/03/2024
Jovem eleitor: mais de 150 estudantes indígenas participam de palestra

Mais de 150 estudantes indígenas da Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra, em Porto Real do Colégio, participaram de palestra organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) na manhã desta quarta-feira (20). O evento foi parte das ações planejadas para a Semana do Jovem Eleitor, mobilização nacional que pretende incentivar o alistamento eleitoral e a participação efetiva na democracia de jovens e adolescentes.

Falando sobre cidadania indígena e a importância do engajamento das minorias no processo eleitoral, o superintendente de Políticas Públicas para os Povos Originários de Alagoas, Maynami Apoinme, iniciou os trabalhos com os estudantes entre 15 e 18 anos. A assessor-chefe de Inclusão e Diversidade da Secretaria-Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Samara Pataxó, falou sua trajetória de vida e da experiência de ser a primeira indígena a ocupar um cargo de assessoria no órgão.

Os servidores do TRE de Alagoas José Ribeiro Lins Neto, Hugo Leonardo e Luís Gustavo Lúcio também falaram para os jovens indígenas sobre as candidaturas indígenas, a participação feminina na política, desinformação e sobre a política nas relações cotidianas.