Internacional
'Grande guia': novo título para filha de Kim Jong-un reforça rumores de escolha de sucessora, diz Seul
Termo usado para Ju Ae, como foi identificada pela inteligência sul-coreana, teria sido usado em reportagens sobre visita da jovem a uma fazenda com o pai
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, pode ter escolhido a sua filha para sucedê-lo, disse o governo sul-coreano nesta segunda-feira, depois de a imprensa do vizinho do Norte tê-la descrito como uma "grande guia", um título reservado aos mais altos postos de comando do país.
A mídia estatal norte-coreana se referiu, neste sábado, à filha adolescente do líder com o termo, que sugere um possível status de sucessora à frente do regime, segundo analistas. As reportagens em inglês e coreano da agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA, sobre uma visita de Kim e sua filha a um complexo agrícola usam o termo honorífico no plural, dando a entender que se refere a ambos.
'Irmã Suprema?': livro tenta preencher lacunas sobre misteriosa Kim Yo-jong, apontada como sucessora na Coreia do Norte
Análise: Mudança de posição da Coreia do Norte em relação a Seul indica que Kim Jong-un decidiu ir à guerra
— Normalmente, o termo ‘hyangdo’ é usado para descrever funcionários de alto escalão — confirmou Koo Byoung-sam, porta-voz do Ministério da Unificação de Seul, nesta segunda-feira. — Não descartamos a possibilidade de Ju Ae ser a sucessora.
A adoção do termo reforça os rumores de que a adolescente, que costuma aparecer com o pai em eventos importantes, seria escolhida para ser a próxima líder da Coreia do Norte.
A mídia oficial norte-coreana divulgou as primeiras imagens da herdeira em 2022, quando ela acompanhou o pai durante um teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM). Desde então, a adolescente havia sido chamada de “estrela da manhã da Coreia” ou “menina querida”.
'Nunca antes nomeada'
Os analistas observaram que essa é a primeira vez que a filha de Kim, nunca nomeada pela mídia de Pyongyang, mas identificada pela inteligência sul-coreana como Ju Ae, foi apresentada dessa forma.
— É a primeira expressão que eleva Kim Ju Ae ao post [de líder] — disse Yang Moo-jin, reitor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul, à AFP.
Veja vídeo: Ditador morto 'ressuscitado' com IA em campanha eleitoral causa polêmica na Indonésia
O termo coreano "hyangdo", que significa guia, é geralmente reservado para "líderes seniores ou sucessores" do regime comunista, disse Cheong Seong-chang, especialista do Instituto Sejong.
— Esse nível de adoração pessoal por Kim Ju Ae sugere fortemente que ela será a sucessora de Kim Jong Un como a próxima líder da Coreia do Norte — disse Cheong.
Kim Jong Un é neto do fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung, e sucedeu seu pai, Kim Jong Il, no comando do país quando ele morreu em 2011. Em caso de sucessão, sua filha Ju Ae seria a quarta da dinastia Kim a liderar o país.
'Grande satisfação': Kim Jong-un dirige 'novo tipo' de tanque de combate da Coreia do Norte com 'munição real'
O atual líder casou-se com sua esposa Ri Sol Ju em 2009, de acordo com a agência de espionagem de Seul. Ju Ae foi apresentada pela primeira vez ao mundo pela mídia oficial norte-coreana em 2022, quando acompanhou seu pai em um teste de míssil balístico intercontinental. Desde então, ela tem sido vista em muitos dos compromissos oficiais de seu pai, incluindo exercícios militares e visitas a uma fábrica de armas e a uma granja de aves.
Antes de 2022, a única confirmação de sua existência veio do ex-jogador da NBA Dennis Rodman, que visitou a Coreia do Norte em 2013 e alegou ter conhecido uma filha de Kim, chamada Ju Ae e então um bebê.
Inicialmente, Seul disse que Kim e sua esposa Ri tiveram seu primeiro filho, um menino, em 2010, e que Ju Ae nasceu mais tarde. Mas, no ano passado, o Ministério da Unificação de Seul disse que o governo era "incapaz de confirmar com certeza" a existência do filho de Kim Jong Un.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos