Geral
Veja celebridades e políticos que tiveram seus corpos exumados, como pode acontecer com Tim Maia e Gal Costa
Emílio Santiago, Pablo Neruda, Charlie Chaplin, Evita Perón, Yasser Arafat e Salvador Dalí também tiveram restos mortais exumados

Dois ídolos da música brasileira podem ter seus restos mortais exumados por determinação da Justiça. Gal Costa (1945- 2022) pode ser exumada a pedido de Gabriel Costa, filho adotivo da cantora, que solicitou que seja feita uma necrópsia para definir a causa da morte. Na certidão de óbito consta que Gal teve um infarto agudo do miocárdio e que já estava doente, com câncer de cabeça e pescoço. Mas o jovem de 18 anos, que após a maioridade iniciou um embate por direitos com Wilma Petrillo, que afirma ser viúva da cantora, quer uma avaliação final do que provocou a morte da cantora, aos 77 anos.
Outro ídolo que pode ter seus restos mortais exumados é Tim Maia (1942-1998). O Serviço de Perícias Genéticas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afirmou que será necessária uma nova exumação em um caso de investigação de paternidade. Os advogados do coreógrafo Rodrigo Rezende, que diz ter indícios de ser filho do músico, alegam que o procedimento não é necessário, dado o material genético do cantor já ter sido recolhido em um caso semelhante no passado.
Relembre outros casos de famosos cujos restos mortais passaram pelo mesmo processo.
Emílio Santiago
Emílio Santiago (1946-2013) teve seus restos mortais exumados em 2022, a pedido da Justiça do Rio de Janeiro para a realização de um teste de paternidade. A solicitação foi feita por Aleksander Nunes dos Santos, que tent6ou por nove anos a realização do exame para comprovar se era ou não filho do sambista. Em 2023, foi divulgado o resultado do exame, mostrando que Emílio não era o pai biológico do comerciante.
Pablo Neruda
Vencedor do Nobel de literatura, Pablo Neruda (1904-1973) teve o corpo exumado em abril de 2023, num esforço para esclarecer quatro décadas de suspeitas sobre como ele morreu nos dias após o golpe militar no Chile. A principal dúvida era se a morte do poeta chileno teria sido mesmo por causas naturais, como conta a versão oficial, ou se ele foi envenenado pela ditadura militar, como seu motorista e alguns outros acreditavam.
Após ser apontada a presença da bactéria Clostridium botulinum em grande quantidade no organismo de Neruda, o que para a família seria um indicativo de envenenamento pela ditadura de Pinochet, a Justiça chilena ordenou em fevereiro deste ano a reabertura da investigação para esclarecer as causas da morte do poeta.
Charlie Chaplin
O corpo do cineasta, produtor e ator Charlie Chaplin (1889-1977) foi exumado em 1978, mas sem obedecer a nenhuma ordem judicial. Os restos mortais do astro britânico foram desenterrados por dois homens, que o enterraram em um outro terreno e pediram um resgate ao advogado da família. Após três meses, os ladrões foram presos, e o corpo voltou ao cemitério da vila suíça de Corsier-sur-Vevey, local onde o astro fora sepultado.
Evita Perón
Outro corpo célebre roubado foi o de Evita Perón, que ficou desaparecido por 16 anos. O incidente se deu após o ex-presidente argentino Juan Domingo Perón ser derrubado pelo golpe militar de 1955, quando o corpo de sua mulher - que morreu de câncer, em 1952, e ia ser embalsamada e mantida em um mausoléu - foi levado. Noi decorrer destes 16 anos, o corpo de Evita teria passado por Milão, na Itália, e por Madri, onde Perón, que estava exilado na Espanha, o guardou durante anos em sua casa.
Yasser Arafat
Líder da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e o primeiro presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat (1929-2004) teve o corpo exumado a pedido de sua viúva, Suha Arafat, em 2012. Suha suspeitava que o marido tivesse sido envenenado com polônio -210, após traços do material radioativo serem encontrados nos seus pertences. Em 2015, o caso foi encerrado e o resultado da perícia foi inconclusivo.
Salvador Dalí
O pintor surrealista espanhol Salvador Dalí (1904-1989), que havia sido embalsamado, teve seus restos mortais exumados em 2017, por ordem da Justiça, para um exame de paternidade, quando foram extraídas amostras de cabelo, unhas, dentes e ossos. Meses depois, o resultado do exame expedido pelo Instituto Nacional de Toxicologia e Ciências Forenses de Madri deu negativo, mostrando que o pintor catalão não era pai Pilar Abel Martínez.
Mais lidas
-
1COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público intensifica fiscalização sobre Prefeitura e Câmara e abrirá também procedimento para apurar contratações via IGPS
-
5OBRIGAÇÕES APÓS O TAC
Veja as medidas que a Câmara de Vereadores de Palmeira adotará após acordo com MP