Geral

Operação Rêmora investiva desvio de dinheiro em cidades gaúchas

liliane.farias 14/03/2024
Operação Rêmora investiva desvio de dinheiro em cidades gaúchas
Polícia Federal - Foto: Reprodução

Policiais federais cumpriram, nesta quinta-feira(14), nove mandados de busca e apreensão, em cinco cidades do Rio Grande do Sul: Cachoeirinha, Lajeado, Guaporé e Estrela, e na capital Porto Alegre.

Trata-se da Operação Rêmora, pedida pelo Tribunal Regional Federal, que investiga desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e crimes em licitações, praticados a partir da aquisição de equipamentos para escolas do município de Cachoeirinha.

Uma das apurações é sobre a aquisição de mais de 320 lousas interativas para escolas do município, com valor aproximado de R$ 10 milhões. A compra foi feita pela prefeitura do município no segundo semestre de 2022, a pedido da Secretaria de Educação.

A investigação começou no ano seguinte, a partir de notícias publicadas pela imprensa e relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. As informações indicam que a empresa investigada foi contratada por diversas prefeituras gaúchas.

Sobre o nome da operação, Rêmora, é o nome de uma espécie de peixe-parasita, que se gruda a outros animais marinhos e viaja de carona por longas distâncias.

 

Geral São Paulo 14/03/2024 - 15:47 Nadia Faggiani / Liliane Farias Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional Corrupção Rio Grande do Sul quinta-feira, 14 Março, 2024 - 15:47 1:20