Geral
Pop, rock, heavy metal pesado: o que seus gostos musicais dizem sobre sua personalidade?
Segundo estudo, psicopatas são mais propensos a gostar de rap, enquanto pessoas agradáveis preferem ouvir pop

Você gosta de ouvir um pop ou é mais propenso a um rock pesado? Provavelmente não é o que você espera. Vários estudos científicos investigaram os traços de personalidade associados a diferentes gêneros musicais e descobriram alguns fatos inesperados, como o fato de que os psicopatas são mais propensos a gostar de “No Diggity” de Blackstreet.
Pessoas que gostam de música popular, que está no topo das paradas, é mais provável que seja mais agradável. Enquanto isso, as pessoas que ouvem heavy metal extremo sobre violência não têm mais probabilidade de serem violentas, elas só encontram alegria na música.
Um estudo de 2020, mostrou que escolhemos ouvir músicas de cantores que pesamos serem como nós. Assim, por exemplo, os fãs de David Bowie são atraídos por ele por causa de sua leve estranheza e neuroticismo, e os fãs do Radiohead são atraídos pela banda por causa de sua natureza 'aberta' e experimental.
“No mundo de hoje, onde as divisões sociais estão a aumentar, os nossos estudos mostram-nos como a música pode ser um denominador comum para unir as pessoas”, afirmou o pesquisador da Universidade Bar-Ilan, David Greenberg.
Psicopatas do rap
Os psicopatas são mais propensos a gostar de rap retro, descobriu um estudo feito pela Universidade de Nova York em 2017. No Diggity e Lose Yourself de Eminem foram apreciados por pessoas com as pontuações mais altas em psicopatia. Em contrapartida, as pessoas menos psicopatas gostaram de Sia's Titanium e My Sharona de The Knack.
A pesquisa fez parte de um estudo preliminar não publicado da Universidade de Nova York em 2017, que esperava encontrar uma maneira de identificar psicopatas sem o seu consentimento – e que se concentrou em 260 músicas e 200 voluntários que também haviam autoadministrado um teste de psicopatia.
“A mídia retrata os psicopatas como assassinos com machado e assassinos em série, mas a realidade é que eles não são óbvios; eles não são como o Coringa do Batman. Eles podem estar trabalhando bem ao seu lado e se misturam. Eles são como matéria escura psicológica”, diz Pascal Wallisch, líder do estudo, em 2017.
Pessoas empáticas preferem música suave
Um estudo de 2015 descobriu que as pessoas mais empáticas preferem música suave, como: R&B, soul, soft rock. Enquanto pessoas que são mais sistematizadoras (ou seja, menos emocionais) tendem a preferir músicas intensas, incluindo punk, heavy metal e hard rock.
Já as músicas mais violentas, como heavy metal extremo, não significa que as pessoas sejam violentas, mas é apenas um hobbie e um gosto que os deixam felizes.
'A resposta emocional dominante a esta música é alegria e empoderamento. E eu acho que ouvir essa música e transformá-la em uma experiência bela e fortalecedora é algo incrível. Os fãs são pessoas legais. Eles não vão sair e machucar alguém”, disseram os pesquisadores.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2AUTOMOBILISMO
Prova sprint caótica da Fórmula 2 atrasa início da classificação da F-1
-
3SAÚDE DE PALMEIRA
Acompanhantes denunciam falta de estrutura e problemas na UPA de Palmeira dos Índios
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5CONFUSÃO
Ex-proprietária invade casa já vendida e se recusa a sair em Lagoa da Canoa