Geral
Com Meghan Markle e Brooke Shields, mesa sobre liderança feminina é evento mais concorrido na abertura do SXSW
Duquesa e atriz dividiram o palco do primeiro dia do festival com a jornalista Karie Couric e a socióloga Nancy Wang Yuen

Com um auditório lotadíssimo após uma fila que deixou muita gente frustrada por ter ficado de fora, o evento mais concorrido do dia de abertura do South by Southwest (SXSW), principal festival de inovação do mundo, realizado anualmente em Austin, no Texas, estendeu seu tapete vermelho para.a nobreza. Nesta sexta-feira, todos queriam ver e ouvir Meghan Markle, a duquesa de Sussex.
O tema e as outras convidadas também ajudaram, sobretudo pelo momento. Anunciada de última hora para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a mesa "Quebrando Barreiras, Moldando Narrativas: como as mulheres lideram dentro e fora das telas" reuniu, além de Markle, a atriz Brooke Shields, a jornalista e apresentadora Katie Couric e a socióloga Nancy Wang Yuen.
A mediação ficou a cargo da jornalista americana Errin Haines, editora especial do site de notícias The 19th, que logo citou uma pesquisa que mostrou que apenas 30% dos cem filmes de mais bilheteria de 2023 foram protagonizados por mulheres, uma estatística lamentada por todas as debatedoras.
— É importantíssimo para uma jovem garota se ver representada na tela. Se você não enxerga alguém igual numa posição de destaque ou de liderança, você não acredita no sucesso, passa a achar que não é possível mudar de vida — disse Markle, aplaudidíssima do momento em que subiu ao palco até o fim da mesa.
Já Katie Couric, uma pioneira em abrir portas para mulheres no jornalismo americano, lembrou algumas das barreiras enfrentadas em sua carreira. Ela foi a primeira jornalista mulher a apresentar um telejornal noturno numa das três grandes emissoras de notícia dos Estados Unidos (o CBS Evening News, onde ficou de 2006 a 2011). Hoje, ela responde por uma marca própria, a plataforma online Katie Couric Media.
— Quando eu estreei no Evening News, um crítico questionou o porquê de eu estar usando uma jaqueta branca. Outro falou que era difícil avaliar meu trabalho porque a maquiagem chamava atenção. Foi muito difícil — lembra Katie. — Houve uma vez em que eu estava chorando em casa, e minha filha então com 10 anos apareceu. Ela falou: mãe, lembra o que a Samantha, do "Sex and the city", diria? "Se eu for ouvir o que cada vadia de Nova York fala sobre mim, não sairia de casa".
Brooke Shields também trouxe para a conversa histórias sobre como tem aprendido com suas filhas, sobretudo em relação às redes sociais. A atriz se tornou uma das famosas do mundo ainda bem jovem, com filmes que exploravam sua beleza e sua juventude de forma um tanto controversa. Aos 11 anos, por exemplo, ela filmou e apareceu nua em "Pretty baby", de Louis Malle, vivendo a filha de uma prostituta. Aos 14 anos, ela trabalhou em "Lagoa Azul", de Randal Kleiser, um sucesso mundial sobre dois primos que ficam presos numa ilha:
— Não havia rede social na época que eu era jovem. Então são minhas filhas de 21 e 17 anos que me aconselham a não ler os comentários, para não me aborrecer. E eu acho fascinante ouvir o que essa geração tem a dizer. Precisamos amplificar suas vozes para reagirmos de uma forma positiva a todos os desafios enfrentados pelas mulheres. Não devemos reagir com ódio.
Markle também tratou do impacto das redes sociais em sua rotina. Ela lembrou quando, em 2021, foi atacada no momento em estava grávida de Lilibet.
— Eu já tinha um filho pequeno em casa, não era um momento simples, e as pessoas ficavam me atacando, sendo cruéis, com muito ódio. Eu não entendia o motivo, então passei a me afastar desse mundo. O pior é que também há muitas mulheres atacando outras mulheres — disse Markle. — Precisamos lutar e trabalhar para enfrentar esses problemas e dar mais segurança para as pessoas que usam as redes sociais.
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2
Misa recebe exposição ‘Terra’ com fotografias de Sebastião Salgado
-
3ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
4UCRÂNIA
'Zelensky chorará lágrimas de crocodilo': especialista dá detalhes da zona tampão russa na Ucrânia
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista