Internacional

ONU denuncia desnutrição e desidratação infantil em Gaza

francislene.paula 05/03/2024
ONU denuncia desnutrição e desidratação infantil em Gaza
ONU denuncia desnutrição e desidratação infantil em Gaza - Foto: Reprodução / internet

Agências da ONU informaram, hoje (5) , que uma em cada seis crianças de até dois anos está com desnutrição grave no norte da faixa de gaza. O menino Yazan Al-Kafarna não resistiu e morreu na segunda-feira (4). Aos doze anos, ele estava com seis quilos, metade do peso que tinha antes da guerra. No mesmo hospital, no norte de Gaza, quinze crianças morreram nos últimos dias de desnutrição e desidratação. De acordo com a OMS e o Unicef, os níveis de desnutrição nessa parte de Gaza são três vezes piores que no sul, onde mais alimento tem conseguido entrar. Os dados são de janeiro e a situação atual pode ser bem pior. Hoje, novas remessas de ajuda foram lançadas de paraquedas. E as cenas de pessoas desesperadas, correndo por comida, se repetiram. Os apelos para que Israel faça mais para enfrentar a crise humanitária tornaram-se mais fortes desde a morte de mais de cem pessoas que tentavam receber ajuda, na quinta-feira passada.

No Haiti, as nações unidas calculam que, somente no último final de semana, quinze mil pessoas fugiram da violência das gangues que aterrorizam o país. Muitas procuraram abrigo e comida no alojamento de uma ONG na capital, Porto Príncipe. Água potável também é cada vez mais escassa na cidade. A ONU calcula que, no ano passado, a violência tenha matado cerca de cinco mil pessoas e expulsado trezentas mil de casa. Militares fazem a segurança do aeroporto da capital, depois do ataque de grupos armados nessa segunda. O paradeiro do primeiro-ministro Ariel Henry é desconhecido. Na sexta-feira, ele esteve no Quênia e assinou um acordo para o envio de mil policiais quenianos ao país caribenho. A viagem levou à escalada da violência nos últimos dias. O líder de uma aliança que reúne nove gangues, Jimmy Cherizier, ordenou que o primeiro-ministro não retorne ao país.

Nos Estados Unidos, é dia da chamada super terça, quando quinze dos cinquenta estados, além de um território, realizam prévias para a escolha dos candidatos que vão concorrer na eleição presidencial de novembro. Pelo partido republicano, o favorito é o ex-presidente Donald Trump, que já garantiu o apoio dos eleitores em nove estados. A única adversária dele ainda no páreo é Nikky Haley, que venceu a primeira prévia dela no fim de semana. Pelos democratas, é tido como certo que o atual presidente Joe Biden vai ser o escolhido, apesar da campanha de democratas da comunidade árabe, que pede um voto de protesto pela atuação americana em gaza.

Na Índia, foi preso o restante do grupo acusado de praticar o estupro coletivo de uma turista brasileira. A polícia apresentou mais cinco homens, que teriam sido identificados a partir da confissão e do depoimento dos três primeiros, que tinham sido detidos no domingo. Ao todo, oito teriam participado de alguma forma do crime. Fernanda Santos, que tem cidadania brasileira e espanhola, viajava com o marido, o espanhol, Vicente Barbera, quando foram atacados na última sexta-feira. Eles contaram que sete homens estupraram Fernanda e espancaram Vicente.

* Com informações da Agência Reuters 

Internacional Brasília 05/03/2024 - 20:58 Web: Fran de Paula Pedro Moreira* - TV Brasil conflito oriente médio violência no Haiti super terça nos EUA estupro coletivo na Índia terça-feira, 5 Março, 2024 - 20:58 203:00