Internacional

Aviões militares dos EUA começam a enviar ajuda aérea para Gaza

Até o momento, foram 66 pacotes de refeição lançados no enclave

Agência O Globo - 02/03/2024
Aviões militares dos EUA começam a enviar ajuda aérea para Gaza

Três aviões militares de carga dos EUA lançaram alimentos na Faixa de Gaza neste sábado, confirmaram dois alto funcionários americanos, enquanto o território palestino enfrenta uma crise humanitária crescente após meses de conflito. Segundo a AFP, foram "66 pacotes de refeição no total, sem carne de porco", acrescentando que ainda não há informações sobre quantas toneladas foram entregues.

— Realizamos um lançamento aéreo combinado de assistência humanitária em Gaza — disse à AFP um funcionário do Comando Central dos EUA na região (Centcom) sob condição de anonimato.

Três C-130 da Força Aérea dos EUA conduziram operações para fornecer "ajuda aos civis afetados pelo conflito em curso", completou.

O presidente Joe Biden anunciou na véspera que os Estados Unidos começariam a transportar suprimentos aéreos para Gaza, após a morte de 112 palestinos durante a entrega caótica de um comboio de ajuda no norte do enclave na quinta-feira. Autoridades palestinas acusam Israel de disparar contra a multidão; o Exército israelense, por sua vez, nega a acusação, afirmando que as mortes decorreram de uma debandada durante a entrega de alimentos, admitindo apenas disparos pontuais em direção a um grupo de palestinos que os soldados avaliaram como sendo uma ameaça.

O presidente americano pressiona Israel para reduzir as baixas civis e permitir a entrada de ajuda na Faixa de Gaza, mas ao mesmo tempo mantém a assistência militar a esse tradicional aliado dos EUA.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse na sexta-feira que os EUA planejam realizar vários lançamentos aéreos que durariam semanas, descrevendo ser uma "operação militar difícil" que exige um planejamento cuidadoso por parte do Pentágono para a segurança tanto dos civis de Gaza quanto do pessoal militar dos EUA.

*Em atualização.