Internacional
'White Parthy': Festa é cancelada após instrução de convite ser interpretada como racista no Sri Lanka
No cartaz, além de exigir vestimenta branca, os organizadores escreveram 'reconhecimento facial: branco'; país asiático é um dos destinos de milhares de russos e ucranianos fugidos da guerra na Ucrânia
Uma festa no Sri Lanka foi cancelada após uma instrução no convite ser interpretada como racismo, desatando severas críticas contra os organizadores. Além de exigir que os convidados usassem roupas brancas, o cartaz que anunciava a "White Party" (Festa branca, em tradução livre) continha a frase "Reconhecimento facial: branco".
Veja mais: Pombos-correio são comprados por grupo de proteção animal no Reino Unido
Em Honduras: Acidente de ônibus deixa 17 mortos
A festa estava programado para o último dia 24, no resort Sarayka Lounge, localizado na cidade costeira de Unawatuna, no sul do país. Segundo um homem que se apresentou nas redes sociais como um organizador do evento, o objetivo era reunir expatriados.
O pôster que a anunciava foi amplamente compartilhado nas redes, e publicações descrevendo-o como "nojento" e "racista" começaram a circular rapidamente. Muitos usuários ficaram indignados:
"Como se atrevem a vir para um país negro e banir o povo desse país", escreveu um no Facebook, citado pela BBC.
Da fantasia à realidade: Operações criativas da polícia peruana têm surpreendido não só criminosos
Um proprietário de um restaurante local, também citado pela rede britânica, disse: "Eu sei que nem todos os expatriados são assim... mas esse tipo de coisa deve ser interrompido rapidamente e com força."
Festa cancelada
Em uma publicação no Instagram citada pela BBC, o organizador alegou que "não houve malícia ou racismo" durante a organização do evento. Ele falou através de um perfil chamado Geo_ecstatic.
"Queríamos conhecer expatriados que moram aqui há muito tempo e amam o Sri Lanka. A equipe... me apoiou e foi tomada uma decisão conjunta para organizar rapidamente uma festa", afirmou o organizador de eventos, acrescentando que precisou deixar o país após receber diversas ameaças.
O organizador do evento reconheceu que a festa "foi uma má ideia" e pediu desculpas "a todos cujos sentimentos foram feridos".
Descoberta Inesperada: Pesquisadores encontram fragmentos de um tigre dentes de sabre na Argentina
O cancelamento do evento foi anunciado pelo resort Sarayka Lounge. Em uma publicação, o local disse que sua equipe "não conduziu uma verificação completa" e que "cortou laços" com os promotores do evento.
"Nunca apoiamos e nunca apoiaremos declarações ou organizações racistas", disse.
'Pequena Moscou'
Mais de 288 mil russos e quase 20 mil ucranianos procuraram o país asiático após a eclosão da guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Segundo a rede de notícias britânica, acredita-se que tanto os organizadores quanto o dono do resort sejam cidadãos russos.
Rupasena Kowatta, presidente de uma associação de empresários de Unawatuna citado pela BBC News, disse que muitas empresas de turismo são agora propriedade desses imigrantes. A cidade hoje é conhecida por muitos como "Pequena Moscou", em referência à capital da Rússia.
Entenda: Nova Zelândia inaugura primeiro hospital para aves kiwis
A embaixada da Rússia em Colombo, capital do Sri Lanka, divulgou um comunicado dizendo que "condena veementemente todas as formas de discriminação racial e nacionalismo" e instou que os seus cidadãos a respeitarem as leis locais.
No domingo, o Sri Lanka anunciou o encerramento das extensões de visto de turistas de longo prazo para russos e ucranianos. Apesar disso, o presidente do país, Rani Wickremesinghe, afirmou que a decisão foi tomada sem aprovação prévia do Gabinete e ordenou uma investigação sobre o aviso. Segundo a NBC News, os cancelamentos poderiam pôr em xeque a renda turística necessária ao país.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5CAMPEONATO ALAGOANO
José Ricardo Laranjeira apita CSA x CSE; veja jogos do tricolor no mês de janeiro