Internacional

Descoberta Inesperada: Pesquisadores encontram fragmentos de um tigre dentes de sabre na Argentina

O Museu Paleontológico de São Pedro, localizado na de Buenos Aires, informou que os restos possuem 500 mil anos

Agência O Globo - 28/02/2024
Descoberta Inesperada: Pesquisadores encontram fragmentos de um tigre dentes de sabre na Argentina
Pesquisadores encontram fragmentos de um tigre dentes de sabre na Argentina - Foto: Reprodução / internet

Um grupo de pesquisadores de São Pedro, no norte de Buenos Aires, desenterrou um fragmento ósseo de um tigre dentes de sabre. Em uma saída de rotina que fizeram no final de janeiro, descobriram em um barranco o fragmento de 500 mil anos, segundo detalhou o diretor do museu, José Luis Aguilar, em entrevista para o jornal La Nacion.

Veja também: Um urso rebelde busca sua liberdade na Colômbia

Entenda: Nova Zelândia inaugura primeiro hospital para aves kiwis

São Pedro é um local de destaque quanto aos achados paleontológicos, já que no seu solo existem dezenas de restos fósseis que pouco a pouco são descobertos nas campanhas realizadas pelo Museu. Em uma oportunidade anterior, um tatu de 1,90 metros de tamanho foi encontrado.

Não obstante, esta semana, após uma análise profunda do osso encontrado, Aguilar informou a descoberta para a comunidade.

— O que foi encontrado foi o quinto metatarso de uma mão esquerda. Quer dizer, parte da para do animal — contou o diretor.que na sequência lamentou — Foi a única peça encontrada, apesar de se ter escavado toda a área, mas como é um setor de barranco muito afetado pela chuva e onde em época passadas - faz 30 anos - atuaram máquinas para remover pedras brutas, é provável que tenham ido embora com o trabalho —.

— Esta peça é da época bonaerense, que é um período de tempo que transcorre entre 130 mil anos até uns 500 mil anos atrás. Foi encontrado nos sedimentos bonaerenses — explicou Aguilar.

Na saída de rotina participaram Walter Parra, José Luis Aguilar, Lucía Schvindt, Candela Alcorta, Santiago Ferreyra e Julio Simonini, todos integrantes do museu. O descobrimento foi comentado pelo professor da Universidade de La Rioja e investigador do CONICET, Francisco Prevosti.

— Estes animais chegaram a pesar cerca de 300 kg, sendo os predadores do topo da cadeia alimentar de sua época. Tinham uma dentição hiper especializada que, segundo se acredita, servia para ter uma mordida de precisão mais rápida e efetiva que a de outros felinos. Tinham um modo de matar suas presas, mais veloz e eficiente e tudo indica que atacavam preferencialmente os animais grandes — disse Prevosti.

— A estrutura de seu crânio e mandíbula, assim como a estrutura das vértebras cervicais e músculos que moviam a cabeça e todo o pescoço, estavam adaptados para este predador. Músculos muito fortes e patas traseiras robustas, em relação às da frente, que se acredita, serviam para estabilizar a presa; segurá-la com mais força e imobilizá-la na hora da mordida fatal — acrescentou o professor.

Saiba mais: Baleias conseguem cantar graças a órgão similar ao dos humanos

Surpresa: Arraia 'virgem' aparece grávida e faz sucesso em aquário dos EUA

Sobre a origem dos dentes de sabre, no que hoje é a província de Buenos Aires, o diretor do Museu Paleontológico de São Pedro disse que estes animais são frutos de um intercâmbio que ocorreu de criaturas que viviam na América Norte.

— Estes animais apareceram na América do Sul, provenientes da América do Norte, no que se chamou o grande intercâmbio biótico americano, que ocorreu quando as Américas se uniram e se deu uma migração de fauna, de norte a sul e do sul ao norte — explicou o diretor.

— O tigre dentes de sabre, como os mastodontes, os camélidos, cachorros selvagens e uma grande quantidade de animais, vieram da América do Norte e colonizaram a América do Sul. Mesmo assim, gliptodontes, preguiças terrestres, vão para o norte. Isto começa a acontecer há cerca de três milhões de anos e quando este animal domina a região, se transforma em um animal maior que o da América do Norte, devido às condições climáticas e de alimentação que encontrou. Chegou a se tornar maior que sua versão original — concluiu.