Internacional
'Manobras perigosas': Filipinas acusa China de tentar bloquear novamente navio
As Filipinas acusaram no domingo a guarda costeira chinesa de tentar bloquear um dos navios do governo que transportava suprimentos para pescadores, no segundo incidente desse tipo em duas semanas perto de um recife disputado pelos dois países.
O navio BRP Datu Sanday transportava combustível para pescadores no Atol de Scarborough quando foi abordado por um navio da guarda costeira chinesa e três outros navios chineses em 22 de fevereiro, disse a guarda costeira filipina.
Três dos quatro navios chineses chegaram a menos de 100 metros da proa do Datu Sanday, afirmou num relatório de incidente, que também citou seguimento próximo, bloqueio de transponder e outras "manobras perigosas".
— Apesar das manobras, o capitão da BRP, Datu Sanday, demonstrou excelente habilidade náutica e conseguiu escapar das tentativas de bloqueio —, disse o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina para assuntos do Mar do Sul da China.
Há uma semana, a guarda costeira filipina disse que o BRP Datu Tamblot enfrentava uma situação semelhante na área. O Atol de Scarborough, uma cadeia triangular de recifes e pedras, tem sido foco de conflito entre os dois países desde que a China o tomou das Filipinas em 2012.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar