Internacional
'Manobras perigosas': Filipinas acusa China de tentar bloquear novamente navio

As Filipinas acusaram no domingo a guarda costeira chinesa de tentar bloquear um dos navios do governo que transportava suprimentos para pescadores, no segundo incidente desse tipo em duas semanas perto de um recife disputado pelos dois países.
O navio BRP Datu Sanday transportava combustível para pescadores no Atol de Scarborough quando foi abordado por um navio da guarda costeira chinesa e três outros navios chineses em 22 de fevereiro, disse a guarda costeira filipina.
Três dos quatro navios chineses chegaram a menos de 100 metros da proa do Datu Sanday, afirmou num relatório de incidente, que também citou seguimento próximo, bloqueio de transponder e outras "manobras perigosas".
— Apesar das manobras, o capitão da BRP, Datu Sanday, demonstrou excelente habilidade náutica e conseguiu escapar das tentativas de bloqueio —, disse o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina para assuntos do Mar do Sul da China.
Há uma semana, a guarda costeira filipina disse que o BRP Datu Tamblot enfrentava uma situação semelhante na área. O Atol de Scarborough, uma cadeia triangular de recifes e pedras, tem sido foco de conflito entre os dois países desde que a China o tomou das Filipinas em 2012.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
4SAÚDE E SOLIDARIEDADE
Morador de Palmeira dos Índios luta contra câncer agressivo e pede ajuda para continuar tratamento
-
5EMBOSCADA
Ex-jogador da Seleção de Vôlei é morto a tiros após cair em armadilha planejada por ex-amigo, diz polícia