Geral

Diagnóstico de afasia e demência da apresentadora Wendy Williams comove web; caso lembra drama de Bruce Willis

A americana falou pela primeira vez sobre a doença, e família disse que não tem acesso a ela, que estaria em tratamento em uma clínica

Agência O Globo - 24/02/2024
Diagnóstico de afasia e demência da apresentadora Wendy Williams comove web; caso lembra drama de Bruce Willis

Afastada da TV há dois anos, depois de mais de uma década à frente do talk show que levava seu nome, a apresentadora de TV americana Wendy Williams foi diagnosticada com afasia e demência frontotemporal — mesma condição que afeta o ator Bruce Willis —, segundo um comunicado feito por sua equipe médica na quinta-feira (22). Na sexta, Williams se manifestou pela primeira vez após o anúncio, agradecendo aos fãs pelo apoio "extraordinário", incentivo e positividade.

A apresentadora de 59 anos disse ter “imensa gratidão pelo amor e pelas palavras gentis" recebidas após compartilhar seu diagnóstico. "As mensagens compartilhadas comigo me tocaram, lembrando-me do poder da união e da necessidade de compaixão", acrescentou, em um comunicado à Associated Press. A estrela disse ainda que espera que outras pessoas com DFT (degeneração frontotemporal) possam se beneficiar de sua história, e que ainda precisa de "privacidade e paz para prosperar".

O anúncio foi feito às vésperas da estreia de um documentário sobre a apresentadora no canal Lifetime, programado para ir ao ar neste fim de semana. Após mais de uma década no ar, seu programa chegou ao fim em 2022, em meio a problemas relacionados à saúde da apresentadora — no ano passado, ela já havia revelado enfrentar doença de Graves e linfedema — e alcoolismo, depois de ela ser substituída por outras apresentadoras em algumas ocasiões. Filmado entre 2022 e 2023, o documentário acompanha esse processo. Com o término de seu programa, Williams foi classificada entre as principais apresentadoras de talk shows diurnos, depois de Ellen DeGeneres, que encerrou seu programa em maio de 2022, e do time feminino do The View.

Em uma entrevista à revista People, a família de Williams revelou que a apresentadora vive sob tutela legal desde 2022 e diz não ter acesso à apresentadora, que estaria recebendo tratamento médico em um local desconhecido, do qual faz ligações semanais para eles. Sua irmã, Wanda Finnie, de 65 anos, e sua sobrinha Alex, de 33 anos, alegam que somente o tutor legal de Williams (cuja identidade permanece privada), nomeado pela justiça após problemas com o banco devido à situação cognitiva da apresentadora, tem acesso irrestrito a ela atualmente, e cuida de sua saúde e finanças. E que só agora tiveram acesso ao diagnóstico, feito no ano passado por sua atual equipe médica, que os deixou no escuro durante esse tempo todo sobre seu estado de saúde.

Entenda a doença

Assim como Wendy Williams, o astro de Hollywood Bruce Willis também teve que interromper sua carreira de ator após os diagnósticos de afasia e demência frontotemporal. A afasia é uma síndrome do sistema nervoso que “rouba a capacidade de comunicação”, e pode fazer com que os pacientes tenham dificuldade de expressar pensamentos e até de falar ou escrever.

A demência frontotemporal, ou DFT, é um conjunto de distúrbios que atingem partes específicas do cérebro, chamados de lobos frontais, e provocam alterações de personalidade e de comportamento. O encolhimento destas áreas também pode causar problemas de fala e perda de habilidades motoras, para caminhar ou engolir, por exemplo. A doença rara tende a atingir as pessoas numa idade mais jovem do que outras formas de demência, sendo a maioria diagnosticada entre as idades de 45 e 64 anos. Os sintomas tendem a piorar com o tempo e podem ser controlados, mas não existe tratamento que possa retardar ou impedir sua progressão, afirmam os Institutos Nacionais de Saúde.