Internacional

Biden anuncia novas sanções à Rússia por morte de Navalny: 'Se Putin não pagar o preço pela destruição que causa, continuará'

Pacote de restrições é o maior desde a invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, e deve atingir mais de 500 alvos

Agência O Globo - 23/02/2024
Biden anuncia novas sanções à Rússia por morte de Navalny: 'Se Putin não pagar o preço pela destruição que causa, continuará'
Joe Biden - Foto: reprodução- agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira que novas sanções impostas à Rússia forçarão o presidente Vladimir Putin a pagar "um preço ainda mais alto" por sua guerra na Ucrânia e pela morte na prisão do líder da oposição Alexei Navalny, anunciada na semana passada.

"Elas [as sanções] garantirão que Putin pague um preço ainda mais alto por sua agressão no exterior e repressão em casa", disse Biden em um comunicado.

Segundo um porta-voz do Departamento do Tesouro americano ao New York Times, este é o maior pacote de restrições econômicas desde a invasão russa à Ucrânia, que completará dois anos no sábado. As penalidades serão destinadas a mais de 500 alvos, embora ainda não esteja claro quais setores ou indivíduos Biden planeja atingir, uma variável crucial na expansão e eficácia finais das sanções.

(Com NYT e AFP)