Internacional
Zelensky diz que situação é 'extremamente difícil' em algumas partes da Ucrânia alvos da guerra
Comandante ucraniano disse que tropas de Moscou lançaram vários ataques, especialmente perto de Robotyn, um dos poucos lugares onde a Ucrânia conseguiu recuperar terreno

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira que as suas tropas enfrentam situações "complicadas" na frente de combate e denunciou que os atrasos na ajuda militar ocidental beneficiam a Rússia. A ofensiva das forças russas no leste e no sul da Ucrânia permitiu recentemente tomar a disputada cidade de Avdiivka, na região de Donetsk, a sua primeira grande conquista desde a captura de Bakhmut em maio de 2023.
"Capturadas, mortas ou separadas": Cruz Vermelha investiga desaparecimento de 23 mil pessoas em guerra na Ucrânia
Apoio militar e financeiro: Ucrânia assinará acordos de segurança com França e Alemanha
"A situação é extremamente difícil em muitas partes da frente, onde as tropas russas concentraram o máximo das suas reservas. Estão a aproveitar o atraso na ajuda à Ucrânia", disse Zelensky, que insistiu que o seu país precisa de mais artilharia, defesa aérea e armas de longo alcance.
Nesta segunda-feira, os militares ucranianos disseram que enfrentavam um “fogo pela culatra” das forças russas na região de Zaporíjia, no sul do país. O comandante ucraniano, Oleksandr Tarnavsky, disse que as tropas de Moscou estavam lançando vários ataques, especialmente perto da cidade de Robotyn, um dos poucos lugares onde a Ucrânia conseguiu recuperar terreno durante a sua contraofensiva no verão passado.
Segundo o comandante do Telegram, o exército russo está tentando fazer com que “pequenos grupos de assalto, apoiados por unidades blindadas” avancem na área.
“Essas tentativas ofensivas foram interrompidas, o inimigo foi eliminado nos arredores de Robotyn”, disse Tarnavsky, responsável pelas forças ucranianas na região.
Armamento pesado: Rússia tem até 4 vezes mais artilharia do que a Ucrânia, diz Inteligência estoniana
O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou a conquista de Avdiivka pelas suas tropas, aludindo a uma "importante vitória", poucos dias antes do segundo aniversário do início da invasão russa, em 24 de fevereiro.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado