Internacional
Com bolos, músicas e convidados, elefanta celebra 63 anos na Guatemala
Ícone do zoológico La Aurora, na Cidade da Guatemala, Trompita é muito querida por cuidadores e visitantes
Em meio a músicas e bolos gigantes de frutas, dezenas de guatemalenses festejaram no último fim de semana os 63 anos da elefanta Trompita, a principal atração do zoológico La Aurora, localizado na capital da Guatemala. A festa com direito a parabéns, foi celebrada em um espaço dentro do zoológico onde existe uma pequena cachoeira.
De mergulho matinal a dieta regrada: Elefanta Koala, do BioParque do Rio, faz 60 anos, supera expectativa de vida da espécie e tem tratamento digno de spa
Vídeo: mãe elefante pisoteia crocodilo para proteger filhote
— Trompita é uma elefanta que veio para o zoológico em 2008, desde então temos dado muito carinho e por isso, decidimos celebrar seus 63 anos de vida, queríamos celebrar com todos — disse à imprensa Gabriela Galindo, gerente de marketing do zoológico.
Não apenas um, mas vários bolos de frutas foram colocados em cada lado de um grande número 63 adornado com um colar de bolas verdes, vermelhas, douradas e prateadas.
Outros animais que compartilham o recinto com a elefanta, como antílopes, também aproveitaram para comer parte dos bolos.
Segundo disse à AFP a coordenadora de ecologia do zoológico, Misa Leiva, a elefanta se adaptou muito bem à vida no lugar e possui boa relação com os seus cuidadores.
— Aqui todos temos muito carinho pela Trompita — disse Leiva.
Trompita é uma elefanta asiática (Elephas maximus) e foi entregue por um circo em 2008. Se transformou no símbolo do zoológico depois da morte de outro animal da mesma espécie, chamada Mocosita, que foi a cara do zoo desde 1955.
Perigo: Estudo na África do Sul mostra que mamíferos selvagens temem mais a voz humana que o rugido de leão
Em 2022 foi tendência nas redes sociais por um vídeo gravado por um visitante onde era possível ver Trompita avisando ao seu cuidador que um antílope havia caído em uma poça d’água.
A expectativa de vida de um elefante asiático em cativeiro é de 48 anos. Atualmente está incluído na lista de espécies em perigo de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
O zoológico La Aurora está localizado em um terreno público, mas é administrado por uma organização não governamental. Foi construído em dezembro de 1924 e manteve sob seus cuidados mais de 2.500 animais de 287 espécies.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas