Internacional
União Europeia lança missão naval para proteger navios no Mar Vermelho contra Houthis

A União Europeia (UE) lançou uma missão naval para ajudar a proteger navios cargueiro no Mar Vermelho, à medida que os ataques dos rebeldes Houthis do Iêmen continuam ameaçando o tráfego marítimo, dificultando o comércio e inflando os preços. Com o nome Aspides, que em grego significa "escudo", a missão sairá de Larissa, no centro da Grécia - sede da Força Aérea Helênica e um quartel general da OTAN -, sob o comando do comodoro grego Vasilios Griparis.
A missão da UE não participará de ataques militares e operará apenas no mar. "Dentro do seu mandato defensivo, a operação proporcionará consciência situacional marítima, acompanhará os navios e os protegerá contra possíveis ataques em múltiplos domínios no mar", explicou a UE em comunicado.
"Toda a economia global está sendo afetada. "Não são apenas os navios europeus que são repetidamente ameaçados pelos mísseis Houthis no Mar Vermelho, mas toda a indústria naval internacional", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, a jornalistas em Bruxelas.
Ela disse que além de proteger os navios europeus, a missão "deixa claro que nós, como comunidade internacional, estamos unidos face aos ataques; "Ataques terroristas contra a liberdade das rotas marítimas." A Alemanha contribui com uma fragata para a missão, assim como a Bélgica.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2REAÇÃO
Recibo de cabaré com “tarifa do Trump” viraliza nas redes sociais
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto