Internacional
Lula compara ataques na Faixa de Gaza a morte de judeus por Hitler
![Lula compara ataques na Faixa de Gaza a morte de judeus por Hitler](http://img.dhost.cloud/vBo4N0T2AsC6-I-AEav8dvhcSBs=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/s-45.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou os ataques na Faixa de Gaza no conflito entre Hamas e Israel às morte do período do Holocausto quando Alemanha era comandada pelo ditador nazista Adolf Hitler.
— O que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus — afirmou Lula.
A fala do presidente foi feita enquanto Lula criticava países ricos que suspenderam do financiamento à agência da ONU em Gaza, que enfrenta aumento da crise humanitária. No final de janeiro, ao menos oito países — Austrália, Reino Unido, Canadá, Itália, Suíça, Holanda, Alemanha e Finlândia — se juntaram aos Estados Unidos na suspensão temporária do financiamento à agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) em Gaza. A organização anunciou ter despedido "vários" funcionários acusados por Israel de estarem envolvidos com Hamas.
— Quando eu vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente e qual tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio. Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças. Se teve algum erro nessa instituição que recolhe-se dinheiro, apura-se quem errou, mas não suspenda a ajuda humanitária para um povo que está há quantas décadas tentando construir o seu Estado — afirmou Lula em coletiva de imprensa na Etiópia.
Na última quinta-feira, Lula afirmou que o Brasil fará um "novo aporte de recursos" para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina.
— Não posso dizer quanto porque não é o presidente que decide, preciso ver quem dentro do governo cuida disso para saber quanto vai dar, mas também o Brasil disse que vai defender na ONU a definição do Estado palestino reconhecimento definitivamente como estado pleno e soberano. É preciso parar de ser pequeno quanto a gente tem que ser grande — afirmou.
Mais lidas
-
1SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
2FOLIA XUCURÚ
Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia edital de apoio ao Carnaval 2025 com incentivo financeiro para blocos de rua; veja valores
-
3NO AGRESTE
Aprovados em concurso de Feira Grande denunciam morosidade nas nomeações
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
5O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?