Internacional

Incêndio em lar de idosos na Espanha mata duas mulheres e deixa um em estado grave

Fogo foi controlado por equipe de bombeiros; 16 pessoas tiveram intoxicações leves

Agência O Globo - 18/02/2024
Incêndio em lar de idosos na Espanha mata duas mulheres e deixa um em estado grave
Espanha

Pelo menos duas pessoas morreram na madrugada deste domingo após um incêndio atingir uma residência de idosos em Madrid, na Espanha. Outra pessoa está em estado grave e foi transferida para o hospital, e 16 foram intoxicados levemente. Até o momento, as causas do incêndio e a identidade das vítimas não foram divulgadas.

Vídeos: Sondas e satélites da Nasa captam explosão solar que causou interferência na Terra

'Um novo patamar': Fevereiro deve bater todos os recordes de altas temperaturas para o mês

A Polícia Municipal e a Polícia Nacional foram as primeiras a chegar à residência e a evacuar os idosos. Posteriormente, os bombeiros chegaram e conseguiram extinguir as chamas do quarto e ventilar o prédio. Isabel Casado, porta-voz das autoridades locais, explicou que por volta das 7h da manhã os serviços de emergência receberam o aviso sobre o incêndio.

— O balanço foi de duas mulheres falecidas e uma em estado crítico devido a queimaduras por inalação de fumaça. Os demais residentes foram classificados, e nós transferimos quatro pessoas em estado menos grave por inalação — detalhou ela.

José Luis Castillo, supervisor de plantão dos Bombeiros Madrid, acrescentou que quando eles chegaram, encontraram os agentes da polícia já realizando evacuações. O fogo estava concentrado em um quarto no primeiro andar da residência. A equipe ajudou na evacuação, já que o segundo andar estava “inundado de fumaça”.

A residência está aberta desde 1990. Possui vagas para 39 pessoas e desde 2009 dispõe de vagas públicas contratadas com a Comunidade de Madrid. Ao todo, cerca de 30 pessoas moram atualmente no local, segundo as autoridades.