Internacional
Zelensky adverte que 'déficit artificial' de armas na Ucrânia pode fortalecer tropas russas
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, advertiu autoridades de países aliados hoje que um "déficit artificial" de armas em seu país gera o risco de fortalecer as forças militares russas, destacando que precisa de artilharia e armas de longo alcance.
Zelensky disse na Conferência de Segurança em Munique que a Ucrânia está novamente em uma posição defensiva contra a Rússia, devido a níveis baixos de suprimentos e número reduzido de soldados.
"Os ucranianos tem provado que podemos forçar a Rússia a recuar", disse ele. "Nos podemos ter nossa terra de volta e (Vladimir) Putin pode perder", o que, segundo ele, já ocorreu mais de uma vez nos campos de batalha.
"Caros amigos, infelizmente manter a Ucrânia em um déficit artificial de armas, particularmente de artilharia e armas de longo alcance, permite a Putin adaptar-se à atual intensidade da guerra", disse Zelensky. Ele destacou que a retirada de tropas de seu país da cidade de Avdiivka foi a decisão correta e enfatizou que a prioridade é a vida de cada soldado.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
5ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca