Internacional

Lula condena ataques de Hamas contra israelenses em encontro com premiê palestino

Agência O Globo - 17/02/2024
Lula condena ataques de Hamas contra israelenses em encontro com premiê palestino
Lula - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh tiveram uma reunião bilateral na manhã deste sábado em Adis Abeba, na Etiópia. No encontro, Lula condenou os ataques do Hamas contra civis israelenses e reafirmou a necessidade do cessar-fogo. A conversa ocorreu antes de Lula de participar da 37ª Cúpula da União Africana.

O presidente brasileiro também reforçou com a criação de Estado palestino que seja economicamente viável, convivendo em paz e em segurança com Israel, que seja internacionalmente reconhecida.

Lula também defendeu a criação de condições para garantir ajuda humanitária às pessoas que estão na área do conflito.

Mohammad Shtayyeh agradeceu o apoio e a solidariedade do Brasil e do presidente Lula ao povo palestino, reforçou a necessidade de um cessar-fogo imediato.

De acordo com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, o conflito já deixou 30 mil mortos, 70 mil feridos e estima-se que 9 mil pessoas estão desaparecidas sob escombros de casas e prédios destruídos com os ataques.

Durante sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes no Cairo, no Egito, na quinta-feira, Lula prometer ajuda financeira extra à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio. O presidente avalia que a decisão de países alinhados a Israel de cortar o financiamento pode ter consequências humanitárias graves.

Na quinta-feira, quando estava no Egito, Lula criticou a posição de Israel no conflito contra o Hamas. O presidente ressaltou que o Brasil condenou os ataques do grupo terrorista, mas que não há "nenhuma explicação" para Israel "estar matando mulheres e crianças". O presidente brasileiro afirmou ainda que parece que Israel tem a "primazia" de não cumprir decisões das Nações Unidas (ONU).