Internacional
Chefe da diplomacia dos EUA chega ao Brasil na próxima semana e terá reunião com Lula
Agenda de Antony Blinken prevê participação na reunião de chanceleres do G20

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, viajará para Brasília, Rio de Janeiro e Buenos Aires, no período de 20 a 23 de fevereiro. Segundo a embaixada americana no Brasil, um dos compromissos de Blinken, em Brasília, será um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir questões bilaterais e globais.
Antony Blinken vai participar da reunião de chanceleres do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 2 e 22. O chefe da diplomacia da Casa Branca chegará ao Brasil em um contexto de tensões globais, com destaque para a guerra na Ucrânia e o conflito entre Israel e o grupo palestino extremista Hamas.
De acordo com a embaixada, Blink enfatizará o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20, Também estão na agenda a parceria, lançada no ano passado entre Lula e o presidente americano Joe Biden, pelos direitos dos trabalhadores, a cooperação na transição para a energia limpa e as comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA.
Em seguida, no Rio, Blinken participará da reunião de chanceleres para "engajar" líderes mundiais em iniciativas compartilhadas entre Brasil e EUA. O objetivo, conforme nota divulgada pela representação dos EUA no Brasil, é "aumentar a paz e a estabilidade, promover a inclusão social, reduzir a desigualdade, acabar com a fome, combater a crise climática, promover a transição para a energia limpa e o desenvolvimento sustentável e tornar a governança global mais eficaz".
"O secretário também planeja trabalhar com parceiros do G20 e outros atores nos esforços internacionais para apoiar o povo haitiano", diz a nota.
Em Buenos Aires, o secretário Blinken se encontrará com o presidente da Argentina, Javier Milei. Entre os temas a serem tratados com Milei,, estão o compromisso com a democracia e os direitos humanos, o crescimento econômico sustentável, minerais críticos e fortalecimento de investimentos e comércio que beneficiam ambos os países.
Mais lidas
-
1QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
2NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas