Internacional

Lula começa hoje giro na Etiópia com reuniões e participação em evento sobre segurança alimentar

Presidente ficou dois dias no Egito e volta ao Brasil no domingo

Agência O Globo - 16/02/2024
Lula começa hoje giro na Etiópia com reuniões e participação em evento sobre segurança alimentar
Lula - Foto: reprodução

Após visitar o Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa nesta sexta-feira uma passagem de três dias pela Etiópia, onde participa como convidado da Cúpula da União Africana. O presidente também se reúne com o primeiro-ministro do país, Abiy Ahmed, e participa do evento “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP-28”.

Anúncio: Lula afirma que Brasil fará doação para agência da ONU de refugiados palestinos denunciada por Israel

Ao lado de Lula: presidente do Egito defende criação de Estado Palestino com capital em Jerusalém

Lula foi recebido na noite de quinta-feira na capital Adis Abeba pelo ministro das Relações Exteriores do país, Taye Atsekeselass. Na ocasião, o presidente brasileiro discursou sobre combate à fome e pobreza extrema.

Na manhã de hoje, Lula começa o dia com a cerimônia de oferenda floral em homenagem aos heróis caídos na Batalha de Adwa, ocorrida em março de 1896 entre a Etiópia e a Itália, além de uma visita ao Museu Memorial de Adwa.

No final da manhã, Lula é recebido na sede do governo etíope em uma cerimônia de boas-vindas sucedida por um encontro aberto com o primeiro-ministro Abiy Ahmed. Depois, o presidente brasileiro e Ahmed se reúnem de forma privada e almoçam juntos.

Cúpula Africana

Na noite desta sexta, Lula participa do evento sobre financiamento climático para agricultura e segurança alimentar.

Entenda: Lula critica ações de Israel em Gaza, chama Hamas de terrorista e defende reformulação do Conselho de Segurança

É somente no sábado que o presidente participa como convidado da 37ª Cúpula da União Africana, formada por 55 países. A entidade começou a integrar neste ano o G20, presidido pelo Brasil.

Segundo a Presidência da República, Lula recebeu convites para diversas reuniões bilaterais na Cúpula, que ainda não estão definidas. O presidente defende um fortalecimento dos vínculos com os países africanos desde o início de seu terceiro mandato. Em 2023, Lula visitou África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.

O presidente ficou dois dias no Egito e volta ao Brasil no domingo.