Internacional

Pré-candidato a deputado é assassinado no México

Este é o segundo caso somente em fevereiro; no início do mês, um candidato a prefeito já havia sido morto a tiros na localidade de Zapopan, subúrbio da cidade de Guadalajara

Agência O Globo - 16/02/2024
Pré-candidato a deputado é assassinado no México
Manuel Hernández, que trabalhava para a Câmara Municipal de Misantla - Foto: Reprodução

Um candidato a vereador no estado mexicano de Veracruz, no leste do país, foi morto nesta quinta-feira a tiro, informaram as autoridades locais. Manuel Hernández, que trabalhava para a Câmara Municipal de Misantla e tentava reeleição no pleito do próximo dia 2 de junho, foi morto a tiros em uma estrada do estado.

Outro caso: pré-candidato a prefeito em cidade no México é assassinado a tiros

Violência: líder de buscas por pessoas desaparecidas é assassinada no México

"Foi iniciado um processo de investigação sobre os infelizes acontecimentos em que Manuel 'N' perdeu a vida devido a um projétil de arma de fogo", disse a promotoria de Veracruz em um comunicado. A agência acrescentou que o ataque ocorreu na cidade de Santa Margarita, em Misantla.

Veracruz, região conhecida internacionalmente por seu café e baunilha, é também uma das rotas mais utilizadas pelos traficantes para transferir drogas para os Estados Unidos. A onda de violência ligada ao crime organizado que abala o México também atingiu os políticos, especialmente aqueles que ocupam cargos municipais e estaduais.

Estes tipos de ataques são especialmente acentuados durante períodos de campanha eleitoral como a que o México vive neste ano. No início de fevereiro, um candidato a prefeito do município de Mascota, no estado de Jalisco, no oeste, foi morto a tiros na localidade de Zapopan, subúrbio da cidade de Guadalajara.

Segundo dados oficiais, o México registou mais de 420 mil assassinatos, a maioria atribuídos a organizações criminosas, desde o lançamento de uma controversa ofensiva militar antidrogas em Dezembro de 2006.