Internacional
'Israel, a pretexto de derrotar o Hamas, está matando mulheres e crianças', diz Lula no Egito
!['Israel, a pretexto de derrotar o Hamas, está matando mulheres e crianças', diz Lula no Egito](http://img.dhost.cloud/EpDGh7CBYxgjZ20DyjhYAA4Gjbo=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/lula-anuncia-ricardo-lewandowski-como-ministro-da-justica-17.webp)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 15, no Egito, que Israel está matando mulheres e crianças em sua ofensiva na Faixa de Gaza a pretexto de derrotar o Hamas. O petista deu a declaração ao lado do presidente egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi.
"O Brasil foi um país que condenou de forma veemente a posição do Hamas no ataque à Israel", disse Lula. "Mas não tem nenhuma explicação o comportamento de Israel, a pretexto de derrotar o Hamas, estar matando mulheres e crianças, coisas jamais vista em qualquer guerra que eu tenha conhecimento", afirmou o presidente brasileiro.
Lula criticou a impotência das ONU frente a conflitos como os entre Israel e Hamas e Rússia e Ucrânia, e criticou a conduta israelense em relação à comunidade internacional. "A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa. Mas me parece que Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas", disse Lula.
O brasileiro disse que é urgente um cessar-fogo no conflito para permitir ajuda humanitária, e que o Brasil é contrário "à tentativa de deslocamento forçado do povo palestino".
O Egito é o único país, além de Israel, que faz fronteira com a Faixa de Gaza. Brasileiros repatriados do território palestino foram evacuados da área de conflito passando por terras egípcias. Lula e Al-Sisi tiveram conversas por telefone em 2023, e esse foi o assunto mais recorrente.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
3IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
4NO AGRESTE
Aprovados em concurso de Feira Grande denunciam morosidade nas nomeações
-
5O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?