Internacional
Lula e Janja visitam pirâmides de Gizé, no Egito
Presidente terá agendas oficiais apenas na quinta e se reunirá com presidente egípcio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quarta-feira as Pirâmides de Gizé, no Egito. Lula ficará no Cairo até amanhã cumprindo agendas oficiais.
Na visita às pirâmides, o presidente estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Esta foi a única agenda do primeiro dia de viagem divulgada até o momento.
Além das pirâmides, a previsão é que Lula ainda visite o Grande Museu do Egito, como fez há 20 anos, quando esteve pela primeira vez no país em seu primeiro mandato.
No Egito, Lula terá reunião com o presidente Abdel Fattah al-Sisi na quinta-feira. O país foi um ator importante na retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza e ocupa um papel importante negociação de um acordo entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas.
Como mostrou O GLOBO, Lula deve se colocar a disposição para ajudar solucionar a crise que começou em outubro de 2023 com o ataque do Hamas a Israel.
Na quinta-feira, há expectativa de assinatura de acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Também na quinta, Lula irá à Liga dos Estados Árabes para uma audiência com o secretário-geral da entidade, Ahmed Aboul Gheit. Também esta prevista a participação dele no conselho de representantes da liga.
Do Cairo, Lula segue para Etiópia, onde terá agendas de sexta-feira a domingo. Na capital etíope Lula vai participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
3IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
4NO AGRESTE
Aprovados em concurso de Feira Grande denunciam morosidade nas nomeações
-
5O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?