Economia

Como a camisa de um time da 2ª divisão do futebol brasileiro se tornou objeto de desejo do K-pop

Uniforme do Guarani, de Campinas, se tornou a obsessão dos fãs de várias estrelas do pop coreano, que se perguntam como esse milagre aconteceu

Agência O Globo - 12/02/2024
Como a camisa de um time da 2ª divisão do futebol brasileiro se tornou  objeto de desejo do K-pop

Não é muito comum ver um torcedor do Guarani nas ruas do Brasil. O time de futebol de Campinas, a terceira maior cidade do estado de São Paulo, orgulha-se de ser o único clube do interior a vencer o campeonato brasileiro, mas há muito tempo não compete em igualdade de condições com os grandes nomes do esporte.

Encontrar um torcedor fora de sua cidade natal é quase uma raridade. Ainda mais curioso é o público que se apaixonou pelo uniforme verde: jovens fãs de J-Pop e K-Pop, o pop japonês e o coreano, no outro lado do mundo.

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Tudo começou com uma publicação no Instagram. Em uma foto compartilhada em outubro do ano passado, a cantora japonesa Rio Hanabashi posou em frente aos mais de 1,6 milhão de seguidores de sua banda feminina, a NiziU, nos assentos do vestiário de uma instalação esportiva. Sobre sua calça cargo cáqui, ela vestia a camisa verde do Guarani.

Seguindo seus passos, a coreana Gaeul, do grupo IVE, apareceu com uma versão rosa da camisa adornada com detalhes prateados. A cantora sul-coreana IU, por sua vez, apareceu com uma versão de lã azul ao sair de um hotel em Milão. Ambas usavam camisetas piratas de designers desconhecidos.

Foi o suficiente para tornar a peça um objeto de desejo entre seus milhões de fãs. A camisa de um time que está fora da primeira divisão do futebol brasileiro há mais de uma década ganhou uma nova vida pelos fãs desses cantores e agora está disponível em várias lojas digitais na Coreia do Sul.

Por até € 50, a camisa, originalmente verde, pode ser adquirida em várias versões: feita de materiais diferentes, com modificações no escudo e até em cores alternativas, incluindo o preto e branco da Ponte Preta, sua arquirrival.

No entanto, continua sendo inconfundivelmente o uniforme do Guarani: as letras GFC à esquerda, a antiga marca de equipamentos esportivos Dell'Erba à direita e, normalmente, o patrocinador, que é a multinacional Brother, estampado na frente da camisa.

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Usar camisetas de futebol não é novidade no mundo da moda. Blokecore, um termo criado pelo usuário do TikTok Brandon Huntly em dezembro de 2021, descreve um estilo que combina uniformes tradicionais com outras roupas, evocando a maneira como os torcedores costumavam se vestir para apoiar seus times durante os jogos. A camisa do time é um item obrigatório, geralmente combinada com jeans e tênis.

O K-Pop, por sua vez, impôs sua influência na moda desde seu início. À medida que seus cantores escolhem seu estilo, os fãs não hesitam em imitá-los. Em 2015, as leggings esportivas da Adidas se esgotaram na Coreia do Sul depois que a cantora Son Naeun, do grupo Apink, as usou.

Algumas das lojas da marca as promoveram como "calças da Naeun". Da mesma forma, a cantora Yuna provocou uma obsessão por uma bolsa preta da Zara.

Na moda masculina, o crop top ganhou popularidade graças a cantores como Jungkook, do BTS; Kai, do EXO; e Yeonjun, do TXT.

Turnê em 1996

Mas como a camisa do Guarani entrou no mundo do K-Pop? A principal teoria é que as peças foram deixadas para trás no Japão após uma turnê do time naquele país em 1996.

Naquela ocasião, os brasileiros disputaram dois amistosos contra o Verdy Kawasaki e o Kashima Antlers. O atacante Adriano Raio, que participou da viagem, relembrou que era comum a troca de uniformes:

- Aconteceu durante a troca de patrocinador. Recebemos camisas para a viagem, tanto as antigas quanto as atualizadas com o novo patrocínio. As novas nós trocávamos com os adversários depois dos jogos e as antigas dávamos aos torcedores que tiravam fotos conosco. É muito provável que algumas delas tenham passado de mão em mão até chegarem ao armário do Rio Hanabashi.

Nos perfis da rede social X, antigo Twitter, no Brasil, é comum encontrar páginas que mesclam elementos da cultura asiática, como anime ou K-Pop, com notícias sobre times de futebol.

Páginas como @animefla (dedicada ao Flamengo) e @kpopspfc (dedicada ao São Paulo Futebol Clube) têm milhares de seguidores que interagem com memes e montagens que combinam seus ídolos - como são chamados os astros sul-coreanos - com os uniformes de seus times favoritos.

K-pop para torcedores

Torcedor do Guarani e fã de K-Pop, Oziel Moura achou natural criar uma página semelhante depois que a imagem da japonesa Rio com a camisa do seu time viralizou:

- Foi uma oportunidade de combinar música com esporte e apresentar o K-Pop aos torcedores, assim como o Guarani aos fãs de K-Pop.

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Moura ficou emocionado ao ver a cantora e sua amada camisa juntos pela primeira vez.

- Houve muita dúvida e euforia entre os torcedores. Ninguém entendia o que estava acontecendo, mas estávamos felizes por ver algo que amamos ou com pessoas tão influentes do outro lado do mundo - comentou.

A curiosidade sobre o uso das camisetas fez de sua página, @guarani_kpop, o ponto de referência para todas as notícias sobre outros cantores que as usavam e teorias sobre a chegada dos uniformes à Ásia.

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- Iniciamos uma pesquisa para descobrir a origem das camisetas e sempre atualizávamos quando surgia alguma novidade - explicou Moura.

Além disso, esse fenômeno deu a ele a oportunidade de mergulhar ainda mais na cultura K-pop:

- Gaeul, do grupo IVE, e IU já são artistas consagrados no país, nós já as conhecíamos, mas Rio era uma artista novo.

Guarani não licenciou sua marca...ainda

O Guarani ainda não se beneficiou da nova tendência. O time não licenciou sua marca para nenhuma empresa na Coreia, portanto, as roupas são vendidas irregularmente. Enquanto tentam desenvolver um canal de vendas oficial com empresas locais, o clube aproveita sua nova fama, mesmo que não seja por motivos esportivos.

Adriano Hintze, diretor de marketing do clube, ficou surpreso:

- Percebemos que houve um grande impacto nas redes e imediatamente aproveitamos a oportunidade para republicá-la - disse ele.

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Além disso, o Bugre, como também é conhecido o time do Guarani, aproveitou a oportunidade para anunciar uma coleção oficial inspirada no K-Pop e no uniforme usado pelos artistas.

- Vamos oferecê-la em diferentes cores, mas automaticamente excluímos o preto por causa da rivalidade com a Ponte Preta - ressaltou Hintze.

O clube está tentando marcar encontros com os artistas. Gaeul, que usou a versão rosa, tem um show marcado para junho em São Paulo.

- Planejamos dar os uniformes oficiais não apenas para Gaeul, mas também para Rio e outros ídolos que usaram a camisa. Queremos algo exclusivo para seus shows - acrescenta Hintze.

Em meio a um mar de equipes gigantes que disputam a exposição cada vez maior de suas marcas, a camisa se destaca não por causa de um orçamento milionário, mas pela simplicidade retrô de seu design.

Enquanto o clube se concentra nos treinamentos para o início da temporada brasileira, dá as boas-vindas a uma nova torcida que, embora esteja longe dos campos em que joga, faz jus aos versos iniciais de seu hino: "Levo sempre comigo/em qualquer lugar/a bandeira verde e branca/símbolo da torcida".