Internacional
Trump ameaça não defender países da Otan com atrasos de pagamentos
O ex-presidente americano, em discurso na Carolina do Sul, ainda disse que incentivaria a Rússia a invadir essas nações
Donald Trump ameaçou, no sábado, que se ganhar as eleições presidenciais nos Estados Unidos não defenderá os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que estão em atraso com seus pagamentos, e que até encorajaria a Rússia a atacá-los.
O ex-presidente dos EUA censura frequentemente os membros da Otan por não financiarem suficientemente o bloco.
Com apenas quatro anos de diferença, por que eleitores acham que Biden é 'muito velho', mas não Trump?
Suprema Corte dos EUA debate se Trump deve ser impedido de disputar eleições
Em seu discurso durante um comício na Carolina do Sul, Trump mencionou uma conversa com um responsável da Otan, mas sem especificar quem.
- Um dos presidentes de um grande país levantou-se e disse: ‘Bem, senhor, se não pagarmos e a Rússia nos atacar, você nos protegerá?’ - relatou o ex-dirigente, antes de revelar sua resposta: - Não, eu não faria isso. Na verdade eu encorajaria (a Rússia) a fazer o que quisessem. Eles devem pagar as suas dívidas.
Essa declaração surge depois de Trump, provável rival do presidente Joe Biden nas eleições de novembro, ter pressionado os legisladores republicanos no Congresso a afundar um projeto de lei que incluía ajuda à Ucrânia.
'Aula de História', recados ao Ocidente e à Ucrânia: o que Putin disse em entrevista a Tucker Carlson
"Encorajar invasões dos nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e perturbador”, foi a reação da Casa Branca, ainda neste sábado, através de seu porta-voz Andrew Bates.
“Em vez de apelar à guerra e promover o caos, o presidente Biden continuará a apoiar a liderança americana”, acrescentou o porta-voz.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4ENTREVISTA
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro promete retirar Brasil do BRICS e da OMS caso volte ao poder
-
5MACEIÓ
Campeonato alagoano movimenta cardume de nadadores neste domingo