Internacional
Biden e Scholz reforçam alinhamento sobre Ucrânia-Rússia e Oriente Médio, após encontro
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente dos EUA, Joe Biden, frisaram o apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia, ao falarem com jornalistas na saída de uma reunião na Casa Branca nesta sexta-feira, 9. Os líderes também reforçaram seu alinhamento mútuo sobre as tensões geopolíticas do Oriente Médio.
"A Alemanha e os EUA têm de desempenhar um papel para manter a paz no mundo", afirmou Scholz, de acordo com repórteres na sede do governo americano. "Especialmente no caso da agressão russa contra a Ucrânia." O representante alemão chamou a entrevista do presidente russo, Vladimir Putin, a Tucker Carlson ontem de "ridícula".
Scholz disse ainda estar feliz que na Europa "fizemos decisões para garantir o apoio financeiro necessário no orçamento", e expressou esperança de que a Câmara dos Representantes americana também vai aprovar a concessão de suporte aos ucranianos.
"Acho que é valioso estarmos olhando juntos para a situação no Oriente Médio e especialmente trabalhando em uma solução de dois estados, que é necessária para a paz duradoura. E eu tenho certeza de que os EUA e a Alemanha estão intensamente alinhados". Biden, então, confirmou que estão.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas