Internacional

'Extensa falha despertou': 'Avalanche de lava' de vulcão na Islândia teve fluxo recorde; imagens impressionam

Imagens mostram fluxos de lava vermelha e uma nuvem de fumaça emergindo de uma fissura

Agência O Globo - 09/02/2024
'Extensa falha despertou': 'Avalanche de lava' de vulcão na Islândia teve fluxo recorde; imagens impressionam

O rio de magma que brotou de uma fissura perto da cidade islandesa de Grindavik em novembro passado teve um fluxo recorde, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (8) na revista "Science". Os autores advertiram que a atividade sísmica associada não diminuiu, como mostrou uma quarta erupção registrada esta semana nessa região da península de Reykjanes, sudoeste da Islândia.

Imagens da nova erupção mostram fluxos de lava vermelha expelindo lava até 80 metros no ar e uma nuvem de fumaça emergindo de uma fissura no solo.

Tiros de laser e ondas de choque: o futuro das armas se aproxima dos robôs assassinos

'Fogo do Dragão': Conheça a arma laser britânica de R$ 630 milhões que pode derrubar alvos aéreos

"Às 05h30 da manhã (horário local), um pequeno terremoto começou a se intensificar a nordeste de Sýlingarfell. Cerca de 30 minutos depois, uma erupção começou na mesma área", disse o Escritório Meteorológico da Islândia (IMO).

De acordo com os primeiros relatórios do voo de vigilância da guarda costeira, a erupção ocorreu na mesma área de 18 de dezembro. A fissura mede cerca de três quilômetros de extensão. No seu último relatório, este instituto previu uma erupção iminente.

É a sexta erupção vulcânica em dois anos neste país insular nórdico. A última ocorreu em 14 de janeiro perto de Grindavik, um pequeno município de 4 mil habitantes que foi evacuado em novembro por precaução. Com 32 sistemas ativos, este país de fogo e gelo é a área mais vulcânica da Europa.