Internacional
Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre em queda de helicóptero
Acidente aconteceu na localidade de Lago Ranco, no interior do país; Piñera foi o primeiro presidente direitista levado ao poder por eleições populares após a ditadura de Augusto Pinochet
O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu em uma queda de helicóptero, aos 74 anos, nesta terça-feira. O acidente aconteceu na localidade de Lago Ranco, 920 quilômetros ao sul de Santiago. À frente do país por dois mandatos (de 2010 a 2014 e 2018 a 2022), Piñera foi o primeiro presidente direitista levado ao poder por eleições populares após a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), além de ser um dos fundadores do partido Renovação Nacional, uma das principais formações da direita tradicional do país.
"Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do ex-presidente da República do Chile, Sebastián Piñera Echeñique, aos 74 anos de idade. O ex-chefe de Estado morreu depois que seu helicóptero se chocou enquanto viajava com outras três pessoas, que sobreviveram", comunicou a assessoria do ex-mandatário.
As causas do acidente, que ocorreu por volta das 15h no horário local (o mesmo de Brasília), ainda não foram divulgadas. De acordo com a imprensa chilena, chovia fortemente na região na hora da queda do helicóptero.
Em uma transmissão nacional direto do Palácio de La Moneda, o presidente Gabriel Boric, que sucedeu Piñera em 2022, declarou luto nacional de três dias em "memória daquele que foi eleito presidente do Chile em duas ocasiões". O luto nacional se soma ao já decretado anteriormente pela morte de mais de 130 pessoas nos incêndios florestais que assolam o Centro e o Sul do país.
— Com profundo pesar, quero expressar minhas condolências, que transmiti pessoalmente às suas filhas, à sua família, a todos os seus próximos e àqueles que fizeram parte de seus dois governos — disse Boric na sede presidencial, em Santiago. — O presidente Piñera contribuiu com sua visão para a construção de grandes acordos para o bem do país. Ele foi um democrata desde o início e buscou genuinamente o que acreditava ser melhor para o Chile.
Piñera era quem pilotava o helicóptero, de sua propriedade, após sair de um almoço na casa do empresário José Cox. A aeronave, um modelo Robinson 66, teria perdido o controle ainda perto da costa, e foi encontrada submersa pela Marinha a 40 metros de profundidade no lago.
O corpo do ex-mandatário foi resgatado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros, e transferido para uma embarcação da Marinha. Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), também participaram do esforços os Carabineros e o Serviço de Atenção Médico e de Urgências (Samu).
De acordo com a imprensa chilena, a família de Piñera tem uma propriedade em Bahía Coique, para onde tem o costume de viajar todos os verões, sobrevoando o Lago Ranco.
— Ele terá todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece — disse a ministra do Interior, Carolina Tohá, ao informar que Piñera terá um funeral de Estado. — O presidente Piñera nos governou e vamos lembrá-lo pela forma como doou e dedicou sua vida ao serviço público.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura publica mais portarias de nomeações nesta quinta-feira
-
2O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
3EUA
Trump manterá Copa do Mundo, mas poderá dispensar México e Canadá, diz analista
-
4DESDOLARIZAÇÃO
Com dólar perdendo força, secretário do Tesouro dos EUA diz não haver alternativa à moeda americana
-
5MILITAR NO COMANDO
Ex-PM Carlos Guruba é nomeado Secretário de Segurança Pública de Palmeira