Internacional

'Choque' e 'preocupação': jornais e autoridades repercutem diagnóstico de câncer do rei Charles III

O rei passou por uma internação recente para tratar de um problema na próstata; de acordo com a nota do palácio, o monarca já começou o tratamento contra o câncer

Agência O Globo - 06/02/2024
'Choque' e 'preocupação': jornais e autoridades repercutem diagnóstico de câncer do rei Charles III
Rei Charles III - Foto: Arquivo

A notícia de que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer estampou a primeira página dos principais jornais do mundo nesta terça-feira. Segundo o Palácio de Buckingham, o câncer foi descoberto após o rei passar por uma internação hospitalar recente para tratar de um crescimento na próstata — que não foi confirmado como a fonte para o tumor.

Relembre: Príncipe Harry, que vai visitar rei Charles após diagnóstico de câncer, rompeu com família real em 2020

Rei Charles III: Avô de monarca também enfrentou diagnóstico de câncer

Segundo as últimas informações divulgadas, o rei Charles continuará com trabalhando enquanto estiver em tratamento para o câncer. Ele deverá reduzir a jornada, mas seguirá com funções burocráticas e realizando reuniões privadas – algumas por videoconferência.

Nos Estados Unidos, o The Wall Street Journal publicou a notícia em sua primeira página com a frase “o Rei está tratando um câncer”, junto com uma foto do monarca. O National Post do Canadá mostrou uma fotografia de Charles olhando uma janela chuvosa da carruagem real durante sua coroação no ano passado, anunciando o diagnóstico de câncer “força Rei para voltar aos deveres”.

O jornal italiano Corriere della Sera descreveu a notícia como um “choque na Grã-Bretanha”, ao apresentar uma foto de Charles acenando ao lado de sua esposa, a rainha Camilla. Dois jornais alemães - Bild e Morgen Post - também retrataram Charles com a manchete: “O Rei Charles tem câncer!”

OMS: Casos de câncer vão crescer 77% até 2050

Na Espanha, o La Vanguardia também retratou Charles acenando na primeira página, junto com a manchete: “Charles anuncia que tem câncer”. “O Rei suspende as suas aparições públicas por enquanto, mas continua a trabalhar”, acrescenta a publicação.

Entre as autoridades que se manifestaram, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar “preocupado” com o diagnóstico de câncer do rei. Nas redes sociais, Biden disse: “Navegar por um diagnóstico, tratamento e sobrevivência de câncer exige esperança e coragem absoluta. Jill e eu juntamo-nos ao povo do Reino Unido na oração para que Sua Majestade experimente uma recuperação rápida e completa”.

Já o ex-presidente Donald Trump descreveu o rei como um “homem maravilhoso”. “O rei Charles tem câncer. Ele é um homem maravilhoso, que conheci bem durante minha presidência, e todos rezamos para que ele tenha uma recuperação rápida e completa!”.

Concierge, cofre e histórico com JFK: Conheça o hospital de luxo onde Kate e rei Charles estão internados em Londres

O presidente francês, Emmanuel Macron, tuitou: “Desejo a Sua Majestade o Rei Carlos III uma rápida recuperação. Nossos pensamentos estão com o povo britânico. Amizades (amizade)”.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, também ofereceu votos de melhoras.“Eu, como os canadenses de todo o país e as pessoas de todo o mundo, estou pensando em Sua Majestade o Rei Charles III enquanto ele se submete ao tratamento do câncer”.

O líder da Austrália, outro membro da Commonwealth, disse que os pensamentos de seu país estão com o rei e sua família. “Os australianos sabem que Sua Majestade o Rei Charles sempre nos procurou nos momentos mais difíceis do nosso país, mostrando bondade e cuidado com aqueles que enfrentam dificuldades.

Videográfico especial: Veja como fica a linha de sucessão com a coroação do Rei Charles III

O primeiro-ministro Anthony Albanese disse: “Os australianos sabem que Sua Majestade o Rei Charles sempre nos procurou nos momentos mais difíceis do nosso país, mostrando bondade e cuidado com aqueles que enfrentam dificuldades”.