Internacional

Rei Charles adiará compromissos públicos por tratamento de câncer: 'totalmente otimista'

Apesar de tratamento, não há expectativas de que Charles delegue suas funções para outro membro da família ou nomeie um 'conselheiro de Estado'

Agência O Globo - 05/02/2024
Rei Charles adiará compromissos públicos por tratamento de câncer: 'totalmente otimista'
Rei Charles III - Foto: Agência Brasil

O rei Charles III deverá adiar compromissos e aparições públicas após ter dado início ao seu tratamento contra o câncer, informou o Palácio de Buckingham. As restrições teriam sido aconselhadas pelos médicos. Apesar disso, o monarca de 75 anos está "totalmente positivo" com os resultados. Charles foi recentemente submetido a uma cirurgia na próstata, que acabou revelando uma "uma forma de câncer", embora o palácio não tenha especificado qual.

Rei Charles III: Avô de monarca também enfrentou diagnóstico de câncer

OMS: Casos de câncer vão crescer 77% até 2050

"Lamentavelmente, vários dos próximos compromissos públicos do rei terão de ser reorganizados ou adiados. Sua Majestade gostaria de pedir desculpas a todos aqueles que possam ficar desapontados ou incomodados como consequência", afirmou um porta-voz do Palácio, citado pelo Washington Post. A rainha Camilla, por sua vez, deverá seguir com sua agenda de funções públicas, disse o porta-voz.

Espera-se, contudo, que o rei continue a receber as suas "caixas vermelhas", que contém documentos do governo a serem revisados pelo monarca. Também não há expectativas de que ele nomeie um "conselheiro de Estado" ou outro membro da família para assumir suas funções, pontuou o jornal americano.

O repouso necessário não abalou o rei. Segundo o palácio, Charles — que decidiu compartilhar o diagnóstico "para evitar especulações" e para ajudar na "compreensão pública" das pessoas diagnosticadas com câncer em todo o mundo, apesar da posição discreta do palácio sobre a saúde do monarca — mostrou-se "totalmente positivo sobre seu tratamento e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível".

O palácio pontuou ainda que o monarca é patrono de diversas instituições de tratamento de câncer e "tem falado com frequência publicamente em apoio aos pacientes, aos seus entes queridos e aos maravilhosos profissionais de saúde que cuidam deles".

No fim de janeiro, Charles deu entrada em um hospital de luxo de Londres, no Reino Unido, para fazer uma cirurgia por um quadro de próstata aumentada — comum entre homens a partir dos 60 anos. A necessidade do procedimento e o decorrente adiamento de compromissos do monarca foram revelados pela Corte britânica.

Antes de ser internado, o monarca britânico visitou a nora Kate Middleton na mesma unidade, onde a princesa de Gales passou por uma cirurgia no abdômen. Os dois receberam tratamento na London Clinic, o maior hospital de Londres, que já atendeu no passado a atriz Elizabeth Taylor e o ex-presidente americano John F. Kennedy, por exemplo.