Atualidades
Escola de Samba Unidos de Padre Miguel homenageará Padre Cícero no Carnaval de 2024

No próximo Carnaval, a história e o legado de Padre Cícero, figura icônica do Nordeste brasileiro, serão celebrados na Sapucaí pela escola de samba Unidos de Padre Miguel. Sob o tema "O Redentor do Sertão", a agremiação carioca, que se destacou como vice-campeã da Série Ouro em 2023, pretende levar para a avenida a trajetória deste sacerdote que transcendeu sua atuação religiosa, influenciando também a economia e a política da região do Cariri.
Padre Cícero, reverenciado por inúmeros devotos e atualmente em processo de canonização pelo Vaticano, será o protagonista de um desfile que promete emocionar o público com relatos de seu nascimento, os milagres atribuídos a ele e as grandes romarias que mobilizam fiéis até os dias de hoje em Juazeiro do Norte.
Lucas Milato, carnavalesco da Unidos de Padre Miguel, expressou em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri o quanto a figura de Padre Cícero é querida e admirada, não apenas no Brasil mas ao redor do mundo. "Decidimos explorar os milagres e a fé que movem os devotos de Padre Cícero, e não poderíamos ter escolhido um personagem melhor para ilustrar esse tema tão especial", destacou Milato.
O cuidado com os detalhes da história de Padre Cícero é uma preocupação central para a equipe da Unidos de Padre Miguel, como mencionou Lara Mara, membro da escola. "Nos dedicamos a contar essa história da forma mais bela e respeitosa possível, para que todos os devotos e o povo do Cariri se sintam honrados ao ver sua cultura e fé representadas na Sapucaí", afirmou.
Além da narrativa biográfica, o desfile promete uma imersão nos sentimentos e na relação profunda entre Padre Cícero e os fiéis caririenses, valorizando os relatos e experiências das próprias pessoas da região. A expectativa é que o desfile na Sapucaí reflita a admiração e o carinho que o povo sertanejo nutre pelo "Padim Ciço".
A Unidos de Padre Miguel, representante da Vila Vintém, será a quinta escola a desfilar no Sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, com o desfile programado para iniciar à meia-noite, marcando o segundo dia de festividades na Marquês de Sapucaí. O evento promete ser um tributo emocionante à vida e ao legado de Padre Cícero, trazendo para o coração do Rio de Janeiro um pouco da essência do sertão nordestino.
Mais lidas
-
1COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
2ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
3COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
4FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista