Internacional

Polícia nos EUA encontra, guardado em garagem, míssil capaz de levar ogiva nuclear

Agentes de Bellevue disseram ter sido alertados sobre um 'item peculiar' que havia sido oferecido a um museu militar; equipamento não tinha explosivos (ou material atômico)

Agência O Globo - 03/02/2024
Polícia nos EUA encontra, guardado em garagem, míssil capaz de levar ogiva nuclear

Agentes da polícia de Bellevue, uma cidade próxima a Seattle (EUA), atenderam na sexta-feira aquela que promete ser uma das chamadas mais peculiares de 2024. Após serem alertados por um museu militar sobre uma peça que estava sendo oferecida à instiuição, os policiais encontraram dentro de uma garagem um míssil capaz de levar uma ogiva nuclear.

Putin diz que míssil Patriot americano derrubou aeronave militar russa com prisioneiros ucranianos

EUA apreenderam mísseis iranianos em missão que terminou com membros de força de elite sumidos no Golfo de Áden

Em comunicado, a polícia afirmou que o item havia sido comprado por um morador em um leilão há alguns anos. O dono original morreu, e um vizinho que encontrou o equipamento abandonado ligou para o Museu Nacional da Força Aérea em Dayton, no estado de Ohio, oferecendo o item. Quando os policiais foram acionados, encontraram no local um míssil não guiado Douglas AIR-2 Genie, capaz de levar uma ogiva nuclear de 1,5 quiloton. A arma foi desenvolvida durante a Guerra Fria, e disparada apenas uma vez, em 1957. A produção foi encerrada em 1962. Segundo o esquadrão antibombas, não havia nenhuma ogiva na garagem, tampouco traços de explosivos ou de combustível.

"E achamos que passará um longo, longo tempo antes de recebermos uma chamada como essa novamente", escreveu, no Twitter, o departamento de polícia de Bellevue — em inglês, a publicação serve como uma referência à música "Rocketman", de Elton John.

Em entrevista à BBC, um porta-voz da polícia disse que o incidente não foi sério, e que o homem que descobriu o foguete no quintal do vizinho está "extremamente irritado" com a atenção que o caso recebeu na imprensa local. Apesar do alerta — seja grave ou não — o míssil permanecerá com o morador, que prometeu restaurá-lo antes de finalmente conseguir doá-lo a um museu.