Internacional

Ataques com drones ucranianos provocam incêndio em refinaria na Rússia

Nos últimos meses, Kiev atacou instalações de petróleo e gás na Rússia; ações ocorrem após uma série de ofensivas de Moscou contra infraestruturas de energia ucranianas

Agência O Globo - 03/02/2024
Ataques com drones ucranianos provocam incêndio em refinaria na Rússia
Ataques com drones ucranianos provocam incêndio em refinaria na Rússia - Foto: Reprodução

Um incêndio eclodiu neste sábado em uma refinaria na região de Volgogrado, no sudoeste da Rússia, após um ataque de drone atribuído à Ucrânia, disse uma autoridade local. Em publicação no Telegram, o governador Andrei Bocharov afirmou que “equipes de defesa antiaérea e de interferência eletrônica repeliram um ataque a drones” na região, mas que “ocorreu um incêndio após a queda de um drone”.

Saiba também: Rússia e Ucrânia trocam centenas de prisioneiros de guerra

Leia mais: Corte Internacional de Justiça se declara competente para julgar Rússia pela invasão da Ucrânia

Ainda segundo a publicação de Bocharov, os bombeiros já controlaram a situação e não houve vítimas. Em comunicado, o Exército russo anunciou que a defesa antiaérea interceptou quatro drones na região de Belgorod, outros dois em Volgogrado, e outro em Rostov-on-Don. Por outro lado, o Exército uraniano afirmou que abateu nove dos 14 drones lançados pela Rússia contra as regiões sul e centro do país durante a noite.

Segundo as autoridades ucranianas, os drones russos tiveram como alvo instalações energéticas na região central de Dnipro, onde milhares de pessoas ficaram sem eletricidade. O Ministério da Energia da Ucrânia disse que está trabalhando para restabelecer a eletricidade. Em quase dois anos de guerra, a Rússia atacou as infraestruturas energéticas da Ucrânia, deixando milhares de pessoas sem calefação no inverno.

Navio é afundado no Mar Negro

Nesta quinta-feira, as Forças Armadas da Ucrânia afirmaram ter afundado um navio de guerra russo por meio de um ataque a drone em uma porção do Mar Negro próxima à Crimeia. A agência de Inteligência e Defesa de Kiev divulgou imagens da ação, que mostram a tentativa de defesa da embarcação e o momento em que ela afunda, após explosões (veja abaixo). A Rússia não se pronunciou sobre o ataque.

De acordo com a Ucrânia, o navio que naufragou foi o Ivanovets, uma embarcação militar russa com capacidade de lançamento de míssil. A Rússia não se pronunciou sobre o caso, mas, caso seja confirmado que ele era o navio abatido, seria uma das maiores vitórias militares de Kiev no Mar Negro, desde o náufrago do cruzador Moskva, em 2022.

“Na noite de 31 de janeiro para 1º de fevereiro de 2024, soldados da unidade especial ‘Grupo 13’ do comando principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia destruíram o barco-míssil Ivanovets da Frota do Mar Negro da Federação Russa”, diz o vídeo publicado pelas forças de inteligência da Ucrânia.

Nos últimos meses, Kiev atacou instalações de petróleo e gás na Rússia, após uma série de ataques de Moscou contra infraestruturas de energia ucranianas. Em janeiro, a Ucrânia reivindicou ataques com drones contra instalações na região de Leningrado, perto de São Petersburgo.