Internacional
Congresso argentino começou a debater ampla reforma do governo Milei

Em meio a protestos, o Congresso argentino começou a debater nesta quarta-feira (31) a ampla reforma do governo do presidente Javier Milei. O texto, apelidado de Projeto Ônibus, vai da política econômica à privatização de estatais. E é um dos principais de Milei para enfrentar a pior crise econômica do país em décadas.
A inflação argentina passa dos 200% ao ano e o estado está superendividado. Este é o primeiro grande teste do presidente liberal no Congresso, desde que assumiu o cargo em dezembro. A coalizão dele tem apenas uma minoria em ambas as câmaras, o que significa que ele precisa conquistar aliados.
Para tentar angariar apoio, o texto foi reduzido na semana passada. Ficando de fora uma ampla sessão fiscal que previa aumento de impostos e cortes em aposentadorias. A tramitação na Câmara certamente não vai ser concluída nessa quarta. Se aprovada pelos deputados, a proposta segue para o Senado. Os investidores estão observando de perto, na esperança de que a versão reduzida seja aprovada, o que fortaleceria os mercados locais.
* Com reportagem de Pedro Moreira, da TV Brasil.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
5POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada