Geral
Novo prêmio Jabuti Acadêmico vai reconhecer obras de áreas científicas

O mais tradicional e prestigiado prêmio do livro do país vai contemplar também obras acadêmicas. A Câmara Brasileira do Livro anunciou nesta terça-feira (30) a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A premiação vai valorizar, reconhecer e divulgar a excelência de autores e editores das áreas científicas, técnicas e profissionais. As obras devem ter sido publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

No total serão 29 categorias, 27 no eixo ciência e cultura, que abrange todas as áreas do conhecimento, e duas premiações especiais, de ilustração e divulgação cientifica.
Além disso, o prêmio vai fazer duas homenagens, uma para o acadêmico do ano e outra para um livro acadêmico clássico, que neste caso vai contar com votação popular.
Qualquer pessoa pode fazer a indicação de um livro acadêmico que marcou a sua trajetória pessoal ou profissional, como destaca o curador do Prêmio Jabuti Acadêmico, professor Marcelo Knobel.
Os autores premiados em cada uma das categorias vão receber a estatueta do Prêmio Jabuti em cerimônia especial, além de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas recebem uma estatueta. As inscrições já podem ser feitas no site do Prêmio Jabuti: premiojabuti.com.br/academico; até as 18h do dia 19 de março.
Cultura Rio de Janeiro 30/01/2024 - 19:25 Roberto Piza / Pedro Lacerda Fabiana Sampaio - Repórter da Radio Nacional Prêmio Jabuti Literatura premiação terça-feira, 30 Janeiro, 2024 - 19:25 1:58
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió
-
3PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO
Técnicos do CREA e da UFAL apontam falhas e paralisam obra da maior estátua de Cristo do mundo no Pilar
-
4ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda