Variedades

Elba Ramalho, Preta Gil e mais: relembre 8 famosas que já foram rainha de bateria

No carnaval, famosas costumam ocupar o posto de destaque nas escolas de samba

Agência O Globo - 30/01/2024
Elba Ramalho, Preta Gil e mais: relembre 8 famosas que já foram rainha de bateria
Preta Gil - Foto: Arquivo/ Instagram

Você sabia que Elba Ramalho, Christiane Torloni e Ana Furtado já foram rainhas de bateria de escolas de samba do Rio de Janeiro? Estas são algumas famosas que amam a folia, mas já há algum tempo não têm o nome associado a alguma escola.

Ana Furtado

Ana Furtado fez sua estreia no posto em 2012 pela Grande Rio, que desfilava o enredo "Eu acredito em você. E você?". "Quando desfilei, em 2012, tive esse misto de sentimentos muito aflorados na hora e me recordo que, ao final do desfile, caí em prantos de tamanha emoção porque você fica muito energizado", disse Ana, no "Mais você", ao relembrar a experiência.

Christiane Torloni

Não é só de dia de rock, bebê. Dois anos depois de Ana Furtado, Christiane Torloni foi quem assumiu o posto de rainha de bateria da Grande Rio (a atriz substituiu Carla Prata). No ano em que a escola completava 25 anos, o enredo apresentado foi "Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá" e terminou em sexto lugar.

Claudia Leitte

Por dois anos (2015 e 2016), Claudia Leitte foi rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel. Na época, a cantora disse que estava realizando um sonho de menina. E a passagem pela escola dividiu opiniões. Em um dos ensaios técnicos, em 2015, a artista apareceu de protetor auricular e teve quem chiasse. Rogério de Andrade, patrono da agremiação, refez o convite para que a a artista seguisse a frente da escola por mais um ano e ela aceitou.

Elba Ramalho

A cantora foi rainha de bateria da Vila Isabel em 1999. O tema da escola no ano foi "João Pessoa, onde o sol brilha mais cedo" e eles terminaram na 11ª colocação. No ano seguinte, Elba Ramalho foi substituída no posto por Danielle Winits.

Preta Gil

Rainha de bateria da Mangueira, em 2007, Preta Gil foi a primeira de fora da comunidade a ocupar o posto. Convidada por Ivo Meireles, a decisão dividiu opiniões. A cantora conseguiu, aos poucos, driblar qualquer desconfiança, mas anos depois ela refletiu sobre o preconceito que sofreu por ter um corpo fora do padrão. "Mas a enxurrada de preconceitos por conta do meu padrão físico foi muito grande. E olha que nessa época eu tinha 20 kg a menos do que eu tenho hoje. Ali eu já era considerada uma pessoa fora do padrão. O corpo malhado, o corpo de Carnaval. E desde esse momento que tudo aconteceu, eu venho insistindo que a gente tem que ser o que a gente é, e que lugar de mulher é onde a gente quiser com o corpo que a gente quiser. O importante é a gente se amar e quebrar esses padrões", disse Preta, em entrevista ao "Mais você", em 2020.

Sheron Menezzes

A atriz foi rainha de bateria da Portela em 2011 e 2012. Na época, Sheron tinha se destacado na TV como uma das participantes da "Dança dos famosos". Ela, então, deixou a Grande Rio, onde era musa, para o posto a frente da bateria da Portela. No ano da saída da escola, houve uma polêmica em que o colunista Leo Dias teria antecipado que Sheron não teria o contrato renovado. A atriz disse que não tinha sido procurada pela escola. Em seguida, a agremiação negou que a decisão já estivesse tomada. Em 2023, Sheron voltou a defender a escola, como um convite ao desfile centenário, mas não como rainha.

Susana Vieira

Susana Vieira foi rainha de Bateria da Grande Rio em 2005, 2006 e em 2015. Na estreia no posto, a Globo aproveitou para gravar imagens para serem utilizadas na novela "Senhora do destino", como parte do desfile da escola ficítica Univods de Vila São Miguel. Mas ela já esteve envolvida na escola desde a fundação, desfilando em diferentes setores. No ano passado, a atriz estaria em um carro alegórico, mas quebrou o dedinho do pé.

Susana Werner

Susana Werner foi rainha de bateria da Grande Rio em 2000. Colunistas da época disseram que antes de entrar na Avenida, a atriz teria reclamado do biquíni fio dental da fantasia. Com o enredo "Carnaval à vista - não fomos catequizados, fizemos carnaval", a escola terminou na nona posição. Dois anos depois, a atriz assumiu o posto de rainha de bateria da Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição.