Internacional

Coreia do Norte dispara ‘vários’ mísseis de cruzeiro, dizem militares sul-coreanos

Relação entre países deteriorou-se, com suspensão de acordos para conter a tensão

Agência O Globo - 30/01/2024
Coreia do Norte dispara ‘vários’ mísseis de cruzeiro, dizem militares sul-coreanos

A Coreia do Norte disparou, mais uma vez, vários mísseis de cruzeiro em direção à sua costa oeste nesta terça-feira, disseram os militares sul-coreanos, no mais recente dos vários testes de armas conduzidos por Pyongyang neste ano. Os militares sul-coreanos “detectaram vários mísseis de cruzeiro desconhecidos lançados no Mar Ocidental da Coreia do Norte por volta das 7h locais (19h em Brasília)”, disse o Estado-Maior Conjunto do país em um comunicado.

'Cultura subversiva': conheça algumas práticas e objetos proibidos na Coreia do Norte

Tensão: Coreia do Norte fecha agências que trabalham por reunificação com Coreia do Sul

As agências de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos “estão conduzindo uma análise detalhada”, afirma o texto.

“Nossos militares estão cooperando estreitamente com os militares dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que fortalecem o rastreamento e a vigilância e monitoram de perto as atividades norte-coreanas”, acrescentou.

Ao contrário dos mísseis balísticos, o teste de mísseis de cruzeiro não é proibido pelo regime de sanções aplicado pelas Nações Unidas à Coreia do Sul. Esses projéteis geralmente operam com sistema de retropropulsão e voam em altitudes inferiores aos mísseis balísticos, o que também os torna mais difíceis de detectar e interceptar.

Nos últimos meses, as relações entre as duas Coreias deterioraram-se significativamente, com suspensão de acordos para conter a tensão, aumento da vigilância fronteiriça ou manobras com fogo real perto da linha que divide a península. Pyongyang acelerou os testes de armas neste ano. Nestas semanas, afirmou ter testado um “sistema de armas nucleares subaquáticas” e um míssil balístico hipersônico de combustível sólido.

Apoio externo: Putin promete visita à Coreia do Norte 'o mais breve possível', diz mídia estatal

Nesta segunda-feira, a mídia estatal norte-coreana informou que o líder Kim Jong Un supervisionou o lançamento submarino de um novo míssil de cruzeiro estratégico. Na semana passada, Pyongyang também testou pela primeira vez uma nova geração de mísseis de cruzeiro.

"Acredita-se que a Coreia do Norte tenha iniciado a produção em massa de mísseis de cruzeiro encomendados pela Rússia", disse à AFP Ahn Chan-il, desertor que se tornou analista e dirige o Instituto Mundial de Estudos Norte-Coreanos.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul acusaram o Norte de fornecer à Rússia armas para a sua guerra na Ucrânia, apesar das sanções da ONU que proíbem tais acordos.

"Parece que eles estão realizando [...] experimentos com esses mísseis no mar", disse Ahn.