Internacional
Argentina: governo anuncia saída de ministro da Infraestrutura e fim da pasta

O governo do presidente Javier Milei anuncia, em comunicado neste sábado, 27, que o ministro de Infraestrutura da Argentina, Guillermo Ferraro, "apresentará sua renúncia nos próximos dias", por "razões pessoais". O texto diz que, com isso, se avançará no plano original de fundir essa pasta à de Economia, encabeçada por Luis Caputo.
O comunicado afirma que a medida dará maior coerência à política econômica e permitirá adequar o orçamento "ao atual contexto de crise". Também diz que com isso se retomará a ideia de haver apenas oito ministérios, como Milei defendia na campanha eleitoral.
A imprensa argentina, porém, diz que a decisão do presidente ocorreu pois ele considerou Ferraro culpado por vazar informações à imprensa, em uma reunião dura com governadores, quando Milei ameaçou não repassar verba a menos que seus projetos no Congresso fossem aprovados. O Clarín diz que a decisão sobre cortar o ministro já havia sido tomada por Milei há dois dias.
O governo está em meio a duras negociações com o Legislativo, para aprovar a série de medidas iniciais lançadas pelo presidente após assumir em dezembro. Na sexta-feira, o ministro da Economia anunciou a retirada do capítulo fiscal do pacote conhecido como "Lei Ônibus", para tentar acelerar sua aprovação.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2MANUTENÇÃO DA MAMATA
Presidente da Câmara Madson Luciano Monteiro contrata empresa de Coité do Nóia por R$2 milhões para manter contratados e driblar TAC do Ministério Público
-
3INSCRIÇÕES
Inscrições abertas: Detran disponibiliza mais de 3.500 vagas para CNH do Trabalhador
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Hospital Santa Rita inaugura nova Emergência com foco em acolhimento, tecnologia e cuidado integral
-
5GUERRA
Ex-militar denuncia ataque com drone das Forças Armadas da Ucrânia contra mulheres durante evacuação