Internacional

Ucrânia abre investigação criminal sobre queda de avião russo

Agência O Globo - 25/01/2024
Ucrânia abre investigação criminal sobre queda de avião russo

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) abriu nesta quinta-feira uma investigação criminal sobre a derrubada de um avião militar russo com 74 pessoas a bordo, sem deixar sobreviventes. A causa da queda ainda não foi esclarecida, bem como a identificação dos passageiros.

“O serviço de segurança da Ucrânia abriu uma investigação criminal sobre a queda de um avião IL-76 da Força Aérea Russa na região de Belgorod”, disse o serviço de imprensa da SBU.

“A SBU está atualmente tomando uma série de medidas para esclarecer todas as circunstâncias da queda”, afirmou. A SBU acrescentou ainda que sua investigação criminal estava considerando “violações das leis e costumes de guerra”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu na quarta-feira uma investigação internacional sobre o incidente.

“Ouvi o Comandante-Chefe e o Estado-Maior sobre a utilização da Força Aérea. Os serviços secretos da Defesa da Ucrânia estão a trabalhar para descobrir o destino de todos os prisioneiros. O Serviço de Segurança da Ucrânia está a investigar todas as circunstâncias. Dei instruções ao Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia para informar os nossos parceiros sobre os dados disponíveis. O nosso país insistirá numa investigação internacional”, disse Zelensky no seu discurso.

Os serviços de inteligência militar da Ucrânia afirmaram, também nesta quarta, que não têm “nenhuma informação confiável” sobre os passageiros. No entanto, eles confirmaram que tinham planejado uma troca de prisioneiros com a Rússia, que não ocorreu.

Moscou acusou Kiev de ter abatido um avião militar russo na região russa de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, com 74 pessoas a bordo, incluindo 65 prisioneiros ucranianos, que seriam trocados por prisioneiros de guerra russos.