Internacional

Cinco pessoas morrem em ataque de Israel a um edifício em Damasco

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), afirmando que o bombardeamento “destruiu todo o edifício

Agência O Globo - 20/01/2024
Cinco pessoas morrem em ataque de Israel a um edifício em Damasco

Um ataque israelita em Damasco matou este sábado cinco pessoas num edifício onde se reuniam “líderes pró-Irão”, disse uma ONG síria.

Leia mais: Israel bombardeia o sul de Gaza e confronta EUA sobre futuro Estado palestino

Veja também: Divisões dentro de Gabinete de guerra de Israel vêm à tona e põem em xeque Netanyahu e ofensiva em Gaza

“Um ataque de mísseis israelita atingiu um edifício de quatro andares, matando cinco pessoas”, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), afirmando que o bombardeamento “destruiu todo o edifício, onde os líderes pró-iranianos se reuniam”.

"Quase tudo destruído"

Além da sua operação militar, Israel mantém um “cerco total” a Gaza desde 9 de outubro e exerce um bloqueio praticamente total à entrada de água, alimentos, medicamentos e combustível. A Organização Mundial da Saúde lamentou as “condições de vida desumanas” dos 2,4 milhões de habitantes deste território devastado.

Segundo Enrico Vallaperta, que retornou de uma missão de várias semanas em Gaza para Médicos Sem Fronteiras (MSF), “quase tudo está destruído e o que não está está superpovoado”. A Unicef afirmou na sexta-feira que quase 20 mil bebês nasceram no “inferno” em Gaza desde o início da ofensiva israelense, enquanto a ONU Mulheres expressou preocupação com o número de “mulheres e crianças” mortas.

Apesar dos apelos da ONU e de grande parte da comunidade internacional para um cessar-fogo, o primeiro-ministro israelense disse nesta sexta-feira que a guerra continuará até “a eliminação dos chefes terroristas” e “o regresso dos reféns para casa”.

Matéria em atualização