Internacional
Milhares de ativistas se manifestam em Washington contra o aborto
Tema é um dos principais da campanha presidencial, e a vice-presidente de Joe Biden, Kamala Harris, prevê um giro pelo país para defender esse direito

Milhares de ativistas enfrentaram nesta sexta-feira a neve em Washington para alertar os republicanos que o tema do aborto irá determinar seu voto nas eleições presidenciais de novembro. Os "pró-vida", como se autodenominam, tiveram uma vitória histórica em junho de 2022, quando a Suprema Corte anulou uma decisão que, desde 1973, garantia às mulheres americanas o direito de abortar e dava a cada estado a liberdade de legislar a respeito.
EUA: avião que caiu foi construído em casa por dentista aposentado
Nova apelação à Suprema Corte dos EUA: Trump promete 'caos e confusão' caso se torne inelegível
Desde então, as batalhas legislativas e judiciais se multiplicam. Os organizadores da "Marcha pela Vida" anual explicaram que o objetivo "não é apenas mudar as leis nos níveis estadual e federal, mas também mudar a cultura, para que, em última instância, o aborto seja impensável".
O aborto é um dos principais temas da campanha presidencial, e a vice-presidente de Joe Biden, Kamala Harris, prevê um giro pelo país para defender esse direito.
Desde que a garantia federal do aborto foi anulada, muitos estados restringiram severamente essa prática ou a proibiram em seu território, e milhares de mulheres foram obrigadas a fazer viagens caras para conseguirem abortar.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
4FUTEBOL
Luis Enrique se lamenta com auxiliares após agressão ao brasileiro João Pedro: 'Sou um idiota'
-
5SAÚDE E SOLIDARIEDADE
Morador de Palmeira dos Índios luta contra câncer agressivo e pede ajuda para continuar tratamento