Internacional
Adesão da Ucrânia à UE não é sobre terminar a guerra, mas sobre apoio ao país, diz Dombrovskis

Vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis afirmou nesta quinta-feira, 18, que o início dos procedimentos para adesão da Ucrânia ao bloco não é sobre encerrar a guerra contra a Rússia, mas sobre fornecer apoio político e econômico para o país.
"Não acredito que a adesão da Ucrânia mudará os cálculos de guerra da Rússia ou que a guerra terminará assim que o país entrar na União Europeia", afirmou ele, ao ser questionado durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos. "A Rússia precisa ser derrotada pela Ucrânia de forma unilateral, sem a participação direta do bloco."
Segundo Dombrovskis, oferecer à Ucrânia o status de membro busca oferecer suporte financeiro e político, além de "dar alguma perspectiva para a população sobre onde eles pertencem quando a guerra terminar". "E essa é a resposta: pertencem à União Europeia", frisou.
Entretanto, ele destacou que o processo de integração será longo e, até lá, a União Europeia deve manter as sanções contra a Rússia sob o objetivo de reduzir seus fundos de guerra.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3SAÚDE E SOLIDARIEDADE
Morador de Palmeira dos Índios luta contra câncer agressivo e pede ajuda para continuar tratamento
-
4EMBOSCADA
Ex-jogador da Seleção de Vôlei é morto a tiros após cair em armadilha planejada por ex-amigo, diz polícia
-
5PELO INSTAGRAM
Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que Trump vai vir para cima do ministro e de sua esposa