Internacional

Ministro ucraniano cancela visita à França 'por razões de segurança'

Evento terá lançamento de uma 'coligação de artilharia' que visa fortalecer as capacidades de defesa de Kiev

Agência O Globo - 18/01/2024
Ministro ucraniano cancela visita à França 'por razões de segurança'

O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, cancelou a visita prevista para esta quinta-feira à França “por razões de segurança”, anunciou nesta quarta-feira o Ministério da Defesa francês em um comunicado. Umerov deveria participar em Paris do lançamento de uma “coligação de artilharia” que visa fortalecer as capacidades de defesa de Kiev, mas participará no evento por videoconferência.

Suíça: sites do governo sofrem ataque hacker pró-Rússia após visita de Zelensky

Veja também: cidade ucraniana de Kharkiv sofre ataque que deixa ao menos 17 pessoas feridas

Esta coligação, que conta com 23 países participantes, “procura federar esforços para ajudar – a curto e longo prazo – a Ucrânia a ter uma artilharia forte”, explicou o ministério francês. Em outra declaração, o ministério indicou que a França entregará seis canhões autopropulsados ​​César a Kiev “nas próximas semanas” e que é capaz de fabricar outros 72 em pouco mais de um ano.

“A França tem capacidade para produzir 78 Césares destinados à Ucrânia em 2024 e no início de 2025”, afirmou o ministério.

Seis deles, encomendados em setembro no âmbito de um acordo comercial direto entre o fabricante e a Ucrânia “com fundos próprios de Kiev”, serão entregues “nas próximas semanas” e para os outros 72 será necessário encontrar financiamento coletivo, explicou a pasta.

Quase dois anos após a invasão russa da Ucrânia, a frente está praticamente congelada há meses, confirmando a hipótese de um conflito ainda longo. A Ucrânia apela aos seus aliados ocidentais para que mantenham o seu apoio financeiro e armamentista, que diminuiu nos últimos tempos.