Política
Cenário político pela Prefeitura de Caxias, na Baixada Fluminense, repete polarização entre Lula e Bolsonaro

A menos de nove meses das eleições municipais, as movimentações partidárias indicam que o pleito em Duque de Caxias repetirá a disputa presidencial entre lulistas e bolsonaristas. PT, PV e PCdoB compõem a federação que deve ter como rival Netinho Reis (MDB), sobrinho de Washington Reis – secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Filiado ao PV desde o ano passado, José Camilo Zito surge como o nome mais forte da esquerda no município mais populoso e rico da Baixada Fluminense. Os partidos têm até 5 de abril para indicar seus candidatos, mas Zito tem transitado com desenvoltura em eventos públicos e privados de pessoas ligadas ao PT.
PT estuda apoio a Zito, ex-rival na Baixada Fluminense, nas eleições municipais de 2024
Lauro Jardim: Os primeiros movimentos no PT para as eleições municipais no RJ
Filiado desde o ano passado ao PV, o ex-prefeito de Caxias marcou presença no aniversário do deputado federal Lindbergh Farias, há cerca de um mês, na Lapa, e foi um dos principais nomes da esquerda fluminense no ato na Cinelândia que lembrou o primeiro aniversário da tentativa de golpe, em 8 de janeiro de 2023. O próximo passo de Zito nesta aproximação com o PT é uma ida a Brasília, onde deve se encontrar com lideranças nacionais do partido.
A Baixada é vista como território importante para o PT. Em Brasília, políticos do estado costuram desde o ano passado a estratégia para a região. Uma reunião em dezembro, envolvendo os deputados federais petistas Benedita da Silva, Dimas Gadelha, Reimont e Lindbergh Farias; a parlamentar e presidente do PCdoB no Rio, Jandira Feghali; o vice-presidente do PV no estado, André Lazaroni; e o Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, discutiu o tema.
Fake news 2.0: pré-campanha já tem suspeita de adulteração de áudios com uso de inteligência artificial em três estados
Com início no Nordeste, Lula troca agendas no exterior por viagens pelo país em ano eleitoral
Netinho Reis é empresário do ramo da reciclagem e jamais ocupou um cargo político. Aos 11 anos, porém, começou a participar das campanhas dos tios e, aos 14, coordenava a produção de material de campanha nas gráficas da família. Agora, aos 30, aposta na juventude para vencer a corrida pela cadeira principal da Prefeitura de Duque de Caxias. Em suas redes sociais, Netinho vem postando fotos de visitas e encontros estratégicos ao lado dos tios, Washington e Rosenverg Reis, deputado estadual pelo MDB.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef